A História da Educação através de Imagens Fotográficas e Outras Fontes Complementares: Vários espelhos de um mesmo objeto
DOI:
https://doi.org/10.5935/1809-2667.20030009Palabras clave:
Educação, História, Fotografia, Escola de Aprendizes ArtíficesResumen
O presente artigo tem como objetivo discutir a rica possibilidade de se trabalhar a pesquisa histórica – em particular a educacional – com fontes que não somente as “tradicionais”. Referimo-nos às fontes alternativas, tais como: entrevistas com informantes, jornais de época, e fotografias que possam ser identificadas ao longo do processo de investigação. Consideramos que tal procedimento pode nos conduzir à uma visão de conjunto do fenômeno muito mais interessante que apenas uma fonte de dados conseguiria alcançar.Descargas
Referencias
ARAÚJO, M. et al. A pesquisa em história. São Paulo: Ática, 1995.
AUMONT, J. A imagem. Tradução de Estela dos Santos Abreu. Campinas, SP: Papirus, 1993.
BENJAMIN, Walter. Pequena história da fotografia. Obras escolhidas. São Paulo: Brasiliense, 1994.
CIAVATTA, M. O mundo do trabalho em imagens: a fotografia como fonte histórica (Rio de Janeiro, 1900-1930). Rio de Janeiro: DP&A, 2002.
DEL BRENNA, G. O Rio de Janeiro de Pereira Passos. Editora Index, 1985.
FLUSSER, V. Filosofia da caixa preta: ensaios para uma futura filosofia da fotografia. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2002.
FRANCO, M. C. O mundo do trabalho em imagens: a fotografia como fonte histórica. In: Boletim do NEDDATE – Programa de Pós-graduação em Educação da UFF. Ano 4, nº 5 (1999). Niterói, NEDDATE, 1999. p. 21-39.
FRANCO, M. C. A escola do trabalho: história e imagens. Tese de concurso para Professor Titular de Educação e Trabalho. Faculdade de Educação – UFF: Niterói (RJ), 1993.
GINZBURG, C. O queijo e os vermes. São Paulo: Companhia das Letras, 1987.
KENSKI, V. M. Sobre o conceito de memória. In: A pesquisa em educação e as transformações do conhecimento. Ivani Fazenda (Org.). Campinas (SP): Papirus, 1995. p. 137-159.
KOSSOY, B. Fotografia e história. São Paulo: Ática, 1989.
LEONARD, H. Theory and practice of visual sociology. In: Current Sociology, vol. 34, nº 3, outubro de 1986.
LISSOVSKY, M. Sob o signo do “clic”: fotografia e história em Walter Benjamin. In: Desafios da imagem. Bela Feldman-Bianco e Míriam Leite (Orgs.). Campinas (SP): Papirus, 1998. p. 21-36.
MALTA, A. Fotografias do Rio de Janeiro de ontem. Rio de Janeiro: Prefeitura do Rio de Janeiro, 1977.
MATTOS, Olgária. Memória e história em Walter Benjamin. In: O direito a memória: patrimônio histórico e cidadania. São Paulo (DPH), 1992. p. 151.
MAUAD, A. M. Através da imagem: fotografia e história – interfaces. In: Tempo. Rio de Janeiro, vol.1, nº 2. 1996. p. 73-98.
MONITOR CAMPISTA. O que se faz na Escola de Aprendizes Artífices. Campos (RJ), 13 dezembro de 1936.
NÓVOA, A. A imprensa de educação e ensino: concepção e organização do repertório português. In: BÁRBARA, Denice e BASTOS, M. Helena Câmara (org.). A imprensa periódica e a História da Educação. Educação em Revista. São Paulo: Escrituras, 1997.
NUNES, C. Preliminares. In: Anais do Seminário “Pedagogia daImagem, imagem na Pedagogia”, Niterói (RJ) UFF, Faculdade de Educação, 1996. p. 3-6.
PORTELLI. A filosofia e os fatos. In: Tempo. Rio de Janeiro, vol.1, nº 2. 1996.
SANTAELLA, L. e NÖTH, W. Imagem: cognição, semiótica, mídia. São Paulo: Iluminuras, 2001.
SILVA, R. A. S. Homens de “pequenas profissões”: a fotografia na construção de representações sobre o trabalho ambulante na cidade do Rio de Janeiro (1902/1930). Dissertação (Mestrado em História) UFF. Niterói (RJ), 1998.,
SIMSON, O. Som e imagem na pesquisa qualitativa em Ciências Sociais: reflexões de pesquisa. In: Anais do Seminário “Pedagogia da Imagem, imagem na Pedagogia”, Niterói (RJ) UFF, Faculdade de Educação, 1996. p. 88-101.
SOUZA, Rosa Fátima de. Fotografias escolares: uma leitura de imagens na história da escola primária. In: Educar em Revista. Curitiba: Editora da UFPR, nº 18, 2001. p. 75-101.
VIDAL, D. e CAMARGO, M. A imprensa periódica especializada e a pesquisa histórica: estudos sobre o Boletim de Educação Publica e a Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos. In: Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos. Brasília (DF), v. 73, nº 175, set/dez. 1992.
Descargas
Número
Sección
Licencia
Los autores del manuscrito enviado a la revista Vértices, representados aquí por el autor correspondiente, aceptan los siguientes términos:
Los autores conservan los derechos de autor y otorgan a la revista Vértices el derecho de primera publicación.
Al mismo tiempo, el trabajo está licenciado bajo la Licencia Creative Commons Atribución 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite a terceros copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato y mezclar, transformar y construir sobre su contenido para cualquier propósito legal, incluso comercial, siempre que el trabajo original se cite correctamente.
Los autores no recibirán ningún pago material por su manuscrito y la Essentia Editora lo pondrá a disposición en línea en modo de acceso abierto, a través de su propio sistema o de otras bases de datos.
Los autores están autorizados a celebrar contratos adicionales por separado para la distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicado en la revista Vértices (por ejemplo, publicar en un repositorio institucional o como capítulo de libro), con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
Se permite y se alienta a los autores a difundir y distribuir en línea la versión posterior a la publicación (es decir, la versión final posterior al arbitraje) o la versión PDF del editor en distintas fuentes de información (por ejemplo, en repositorios institucionales, temáticos o páginas web personales) en cualquier momento después de la primera publicación del artículo por la revista Vértices.
La Essentia Editora puede realizar cambios normativos, ortográficos y gramaticales en los originales con el fin de mantener el estándar culto de la lengua, con el consentimiento final de los autores.
Las opiniones expresadas en el manuscrito son responsabilidad exclusiva de los autores.