Escola e trabalho infantil: Reflexões sobre o Papel do Local e do Global na Construção de uma Práxis Emancipadora
DOI:
https://doi.org/10.5935/1809-2667.19990009Palabras clave:
.Resumen
Este artigo é fruto do início de uma pesquisa que busca investigar as representações presentes acerca do trabalho para o adolescente cortador de cana. Realizando as primeiras aproximações com esses adolescentes (protagonista de sua história) algumas questões começam a ser levantadas. Como forma de suscitar o debate, pretende-se com estas reflexões contribuir para que a busca da compreensão desses fenômenos presentes na região norte-noroeste do estado do RJ faça parte dos estudos nos diferentes espaços, seja na academia, nos sindicatos ou na elaboração de políticas públicas. Este trabalho pretende sinalizar questões presentes na relação educação/trabalho do adolescente cortador de cana. Primeiramente será situada a relação educação/trabalho frente aos desafios das novas tecnologias, num contexto no qual as relações de produção se encontram tão arcaicas, como é o caso específico do trabalho na lavoura de cana de açúcar. Educação, neste caso, longe de significar um instrumento concreto de mobilidade social e de ampliação de expectativas. Em seguida será analisado as relações que o adolescente cortador de cana com o trabalho e a escola. Finalmente, serão apresentadas as propostas que vêm sendo construídos no debate teórico-prático.Descargas
Referencias
ABREU, Carolina C. R. O trabalho infantil e o PETI: Programa de prevenção e erradicação do trabalho infantil. Vértices, Campos dos Goytacazes, ano 2, n. 1, p. 16-21, jul. 1999.
ARROYO, Miguel G. Trabalho-educação e teoria pedagógica. In: FRIGOTTO, Gaudêncio. Educação e crise do trabalho: perspectivas do final de século. 2. ed. Petrópolis: vozes, 1998.
CRUZ, Roberto Moraes. Formação profissional e formação humana: os (des)caminhos da relação homem-trabalho na modernidade. In: AUED, Bernadete Wrublevski, org. Educação para o (des)emprego. Petrópolis: Vozes, 1999.
FRIGOTTO, Gaudêncio. Prefácio. In: AUED, Bernadete Wrublevski, org. Educação para o (des)emprego. Petrópolis: Vozes, 1999.
KUENZER, Acácia Zeneida. Desafios teórico-metodologicos da relação trabalho-educação e o papel social da escola. In: FRIGOTTO, Gaudencio. Educação e crise do trabalho: perspectivas do final do século. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 1998.
MACHADO, Lucilia R.S. A educação e o desafio das novas tecnologias. In: FERRETI, C.J. et al., org. Novas tecnologias, trabalho e educação: um debate multidisciplinar. Petrópolis: Vozes, 1994.
NEVES, Delma Pessanha. Por trás dos verdes canaviais. Niterói: EDUFF, 1989.
NEVES, Delma Pessanha. A perversão do trabalho infantil: lógicas sociais e alternativas de prevenção. Niterói, mimeo, 1998.
NOSELLA, Paolo. A escola brasileira no final do século: um balanço. In: FRIGOTTO, Gaudencio. Educação e crise do trabalho: perspectivas do final de século. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 1998.
SAVIANI, Demerval. O trabalho como princípio educativo frente às novas tecnologias. In: FERRETI, C.J. et al., org. Novas tecnologias, trabalho e educação: um debate multidisciplinar. Petrópolis: Vozes, 1994.
SINGER, Paul. Dominação e desigualdades: estrutura de classe e repartição de renda no Brasil. Rio de Janeiro: Paz e Terra, cap. 1, p. 11-25, 1981.
Descargas
Número
Sección
Licencia
Los autores del manuscrito enviado a la revista Vértices, representados aquí por el autor correspondiente, aceptan los siguientes términos:
Los autores conservan los derechos de autor y otorgan a la revista Vértices el derecho de primera publicación.
Al mismo tiempo, el trabajo está licenciado bajo la Licencia Creative Commons Atribución 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite a terceros copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato y mezclar, transformar y construir sobre su contenido para cualquier propósito legal, incluso comercial, siempre que el trabajo original se cite correctamente.
Los autores no recibirán ningún pago material por su manuscrito y la Essentia Editora lo pondrá a disposición en línea en modo de acceso abierto, a través de su propio sistema o de otras bases de datos.
Los autores están autorizados a celebrar contratos adicionales por separado para la distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicado en la revista Vértices (por ejemplo, publicar en un repositorio institucional o como capítulo de libro), con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
Se permite y se alienta a los autores a difundir y distribuir en línea la versión posterior a la publicación (es decir, la versión final posterior al arbitraje) o la versión PDF del editor en distintas fuentes de información (por ejemplo, en repositorios institucionales, temáticos o páginas web personales) en cualquier momento después de la primera publicación del artículo por la revista Vértices.
La Essentia Editora puede realizar cambios normativos, ortográficos y gramaticales en los originales con el fin de mantener el estándar culto de la lengua, con el consentimiento final de los autores.
Las opiniones expresadas en el manuscrito son responsabilidad exclusiva de los autores.