Escola e trabalho infantil: Reflexões sobre o Papel do Local e do Global na Construção de uma Práxis Emancipadora
DOI:
https://doi.org/10.5935/1809-2667.19990009Keywords:
.Abstract
Este artigo é fruto do início de uma pesquisa que busca investigar as representações presentes acerca do trabalho para o adolescente cortador de cana. Realizando as primeiras aproximações com esses adolescentes (protagonista de sua história) algumas questões começam a ser levantadas. Como forma de suscitar o debate, pretende-se com estas reflexões contribuir para que a busca da compreensão desses fenômenos presentes na região norte-noroeste do estado do RJ faça parte dos estudos nos diferentes espaços, seja na academia, nos sindicatos ou na elaboração de políticas públicas. Este trabalho pretende sinalizar questões presentes na relação educação/trabalho do adolescente cortador de cana. Primeiramente será situada a relação educação/trabalho frente aos desafios das novas tecnologias, num contexto no qual as relações de produção se encontram tão arcaicas, como é o caso específico do trabalho na lavoura de cana de açúcar. Educação, neste caso, longe de significar um instrumento concreto de mobilidade social e de ampliação de expectativas. Em seguida será analisado as relações que o adolescente cortador de cana com o trabalho e a escola. Finalmente, serão apresentadas as propostas que vêm sendo construídos no debate teórico-prático.Downloads
References
ABREU, Carolina C. R. O trabalho infantil e o PETI: Programa de prevenção e erradicação do trabalho infantil. Vértices, Campos dos Goytacazes, ano 2, n. 1, p. 16-21, jul. 1999.
ARROYO, Miguel G. Trabalho-educação e teoria pedagógica. In: FRIGOTTO, Gaudêncio. Educação e crise do trabalho: perspectivas do final de século. 2. ed. Petrópolis: vozes, 1998.
CRUZ, Roberto Moraes. Formação profissional e formação humana: os (des)caminhos da relação homem-trabalho na modernidade. In: AUED, Bernadete Wrublevski, org. Educação para o (des)emprego. Petrópolis: Vozes, 1999.
FRIGOTTO, Gaudêncio. Prefácio. In: AUED, Bernadete Wrublevski, org. Educação para o (des)emprego. Petrópolis: Vozes, 1999.
KUENZER, Acácia Zeneida. Desafios teórico-metodologicos da relação trabalho-educação e o papel social da escola. In: FRIGOTTO, Gaudencio. Educação e crise do trabalho: perspectivas do final do século. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 1998.
MACHADO, Lucilia R.S. A educação e o desafio das novas tecnologias. In: FERRETI, C.J. et al., org. Novas tecnologias, trabalho e educação: um debate multidisciplinar. Petrópolis: Vozes, 1994.
NEVES, Delma Pessanha. Por trás dos verdes canaviais. Niterói: EDUFF, 1989.
NEVES, Delma Pessanha. A perversão do trabalho infantil: lógicas sociais e alternativas de prevenção. Niterói, mimeo, 1998.
NOSELLA, Paolo. A escola brasileira no final do século: um balanço. In: FRIGOTTO, Gaudencio. Educação e crise do trabalho: perspectivas do final de século. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 1998.
SAVIANI, Demerval. O trabalho como princípio educativo frente às novas tecnologias. In: FERRETI, C.J. et al., org. Novas tecnologias, trabalho e educação: um debate multidisciplinar. Petrópolis: Vozes, 1994.
SINGER, Paul. Dominação e desigualdades: estrutura de classe e repartição de renda no Brasil. Rio de Janeiro: Paz e Terra, cap. 1, p. 11-25, 1981.
Downloads
Issue
Section
License
The authors of the manuscript submitted to Vértices, hereby represented by the corresponding author, agree to the following terms:
The authors retain the copyright and grant Vértices the right of first publication.
At the same time the work is licensed under the Creative Commons Attribution 4.0 International License, allowing third parties to copy and redistribute the material in any medium or format and to remix, transform, and build upon its content for any legal purpose, even commercially, provided the original work is properly cited.
Authors will not receive any material reward for the manuscript and Essentia Editora will make it available online in Open Access mode, through its own system or other databases.
Authors are authorized to enter into additional contracts separately for non-exclusive distribution of the version of the work published in Vértices (eg, publish in institutional repository or as book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
Authors are permitted and encouraged to disseminate and distribute the post-print (ie final draft post-refereeing) or publisher's version/PDF at online information sources (eg, in institutional repositories or on their personal page) at any time after the first publication of the article by Vértices.
Essentia Editora may make normative, orthographic and grammatical changes in the originals in order to maintain the standard language, with the final consent of the authors.
The content and opinions expressed in the manuscript are the sole responsibility of the author (s).