Escola e trabalho infantil: Reflexões sobre o Papel do Local e do Global na Construção de uma Práxis Emancipadora
DOI:
https://doi.org/10.5935/1809-2667.19990009Palavras-chave:
.Resumo
Este artigo é fruto do início de uma pesquisa que busca investigar as representações presentes acerca do trabalho para o adolescente cortador de cana. Realizando as primeiras aproximações com esses adolescentes (protagonista de sua história) algumas questões começam a ser levantadas. Como forma de suscitar o debate, pretende-se com estas reflexões contribuir para que a busca da compreensão desses fenômenos presentes na região norte-noroeste do estado do RJ faça parte dos estudos nos diferentes espaços, seja na academia, nos sindicatos ou na elaboração de políticas públicas. Este trabalho pretende sinalizar questões presentes na relação educação/trabalho do adolescente cortador de cana. Primeiramente será situada a relação educação/trabalho frente aos desafios das novas tecnologias, num contexto no qual as relações de produção se encontram tão arcaicas, como é o caso específico do trabalho na lavoura de cana de açúcar. Educação, neste caso, longe de significar um instrumento concreto de mobilidade social e de ampliação de expectativas. Em seguida será analisado as relações que o adolescente cortador de cana com o trabalho e a escola. Finalmente, serão apresentadas as propostas que vêm sendo construídos no debate teórico-prático.Downloads
Referências
ABREU, Carolina C. R. O trabalho infantil e o PETI: Programa de prevenção e erradicação do trabalho infantil. Vértices, Campos dos Goytacazes, ano 2, n. 1, p. 16-21, jul. 1999.
ARROYO, Miguel G. Trabalho-educação e teoria pedagógica. In: FRIGOTTO, Gaudêncio. Educação e crise do trabalho: perspectivas do final de século. 2. ed. Petrópolis: vozes, 1998.
CRUZ, Roberto Moraes. Formação profissional e formação humana: os (des)caminhos da relação homem-trabalho na modernidade. In: AUED, Bernadete Wrublevski, org. Educação para o (des)emprego. Petrópolis: Vozes, 1999.
FRIGOTTO, Gaudêncio. Prefácio. In: AUED, Bernadete Wrublevski, org. Educação para o (des)emprego. Petrópolis: Vozes, 1999.
KUENZER, Acácia Zeneida. Desafios teórico-metodologicos da relação trabalho-educação e o papel social da escola. In: FRIGOTTO, Gaudencio. Educação e crise do trabalho: perspectivas do final do século. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 1998.
MACHADO, Lucilia R.S. A educação e o desafio das novas tecnologias. In: FERRETI, C.J. et al., org. Novas tecnologias, trabalho e educação: um debate multidisciplinar. Petrópolis: Vozes, 1994.
NEVES, Delma Pessanha. Por trás dos verdes canaviais. Niterói: EDUFF, 1989.
NEVES, Delma Pessanha. A perversão do trabalho infantil: lógicas sociais e alternativas de prevenção. Niterói, mimeo, 1998.
NOSELLA, Paolo. A escola brasileira no final do século: um balanço. In: FRIGOTTO, Gaudencio. Educação e crise do trabalho: perspectivas do final de século. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 1998.
SAVIANI, Demerval. O trabalho como princípio educativo frente às novas tecnologias. In: FERRETI, C.J. et al., org. Novas tecnologias, trabalho e educação: um debate multidisciplinar. Petrópolis: Vozes, 1994.
SINGER, Paul. Dominação e desigualdades: estrutura de classe e repartição de renda no Brasil. Rio de Janeiro: Paz e Terra, cap. 1, p. 11-25, 1981.
Downloads
Edição
Seção
Licença
Os autores do manuscrito submetido à revista Vértices, representados aqui pelo autor correspondente, concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem sem ônus financeiro à revista Vértices o direito de primeira publicação.
Simultaneamente o trabalho está licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite copiar e redistribuir os trabalhos por qualquer meio ou formato, e também para, tendo como base o seu conteúdo, reutilizar, transformar ou criar, com propósitos legais, até comerciais, desde que citada a fonte.
Os autores não receberão nenhuma retribuição material pelo manuscrito e a Essentia Editora irá disponibilizá-lo on-line no modo Open Access, mediante sistema próprio ou de outros bancos de dados.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada na revista Vértices (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
Os autores têm permissão e são estimulados a divulgar e distribuir seu trabalho online na versão final (posprint) publicada pela revista Vértices em diferentes fontes de informação (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer tempo posterior à primeira publicação do artigo.
A Essentia Editora poderá efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, contando com a anuência final dos autores.
As opiniões emitidas no manuscrito são de exclusiva responsabilidade do(s) autor(es).