Prática de intervenção fonológica associada à leitura nas dificuldades de aprendizagem

Autores

  • Andreza do Vale Gonçalves Universidade Federal Fluminense (UFF), Nova Friburgo/RJ
  • Cláudia da Silva Universidade Federal Fluminense (UFF), Nova Friburgo/RJ

DOI:

https://doi.org/10.19180/1809-2667.v22n22020p355-367

Palavras-chave:

Aprendizagem, Leitura, Desenvolvimento infantil, Fonoaudiologia, Educação

Resumo

As dificuldades de aprendizagem são um tema relevante no ensino formal, motivando a realização de pesquisas para a identificação e intervenção do insucesso escolar, levando em consideração as fragilidades da educação e o reflexo da aprendizagem. O objetivo do estudo foi comparar a eficácia de uma intervenção fonológica associada à leitura em escolares com e sem dificuldades de aprendizagem. Participaram 20 escolares do 3º ano do Ensino Fundamental público, distribuídos em GI: composto por 10 escolares sem dificuldades de aprendizagem, e GII: composto por 10 escolares com dificuldades de aprendizagem. Na avaliação foram utilizados o Protocolo de Avaliação de Habilidades Cognitivo-Linguísticas e o Protocolo de Compreensão de Leitura - PROCOMLE. Para intervenção, utilizou-se o Programa de Intervenção Fonológica e o Treino de Leitura. Nos resultados houve desempenho significante para GI e GII, em comparação intragrupo para a pré e pós-testagem, indicando que a intervenção fonológica associada ao treino de leitura foi benéfica aos escolares com e sem dificuldades de aprendizagem, que obtiveram médias de desempenho superior em pós-testagem. Conclui-se que a intervenção fonológica associada ao treino de leitura foi capaz de impulsionar o desempenho em habilidades necessárias para a alfabetização em escolares com e sem dificuldades de aprendizagem.

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Biografia do Autor

  • Andreza do Vale Gonçalves, Universidade Federal Fluminense (UFF), Nova Friburgo/RJ
    Bacharela em Fonoaudiologia pela Universidade Federal Fluminense (UFF) – Nova Friburgo/RJ – Brasil. E-mail: andrezag_ouverney@hotmail.com.
  • Cláudia da Silva, Universidade Federal Fluminense (UFF), Nova Friburgo/RJ
    Doutora em Educação (2013) pelo Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (FFC/UNESP). Fonoaudióloga Pesquisadora do Laboratório de Investigação dos Desvios da Aprendizagem (LIDA) do Departamento de Fonoaudiologia FFC/UNESP. Docente do Departamento de Formação Específica em Fonoaudiologia (FEF/UFF) – Nova Friburgo/RJ – Brasil. E-mail: claudiasilvafono@yahoo.com.br.

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Publicado

04-08-2020

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

GONÇALVES, Andreza do Vale; DA SILVA, Cláudia. Prática de intervenção fonológica associada à leitura nas dificuldades de aprendizagem. Revista Vértices, [S. l.], v. 22, n. 2, p. 355–367, 2020. DOI: 10.19180/1809-2667.v22n22020p355-367. Disponível em: https://editoraessentia.iff.edu.br/index.php/vertices/article/view/14296.. Acesso em: 4 dez. 2024.