Educação emancipatória: uma aproximação entre os conceitos de Paulo Freire e István Mészáros

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19180/1809-2667.v23n22021p405-424

Palavras-chave:

Consciência de classe, Desigualdade, István Mészáros, Paulo Freire, Educação emancipatória

Resumo

No presente artigo de abordagem qualitativa far-se-á um debate sobre os pontos comuns nos pressupostos de Paulo Freire e István Mészáros acerca da educação. Para tal, em um primeiro momento, foi feita a apresentação dos autores e suas principais contribuições para o campo. Através da utilização de conceitos e categorias emergentes da obra marxiana, os autores elegem a educação como ato político e, portanto, capaz de transformar a realidade. Entende-se que os sujeitos herdam as condições sociais que lhes foram transmitidas de forma pregressa e atuam conforme as possibilidades concretas da vida material, que comporão o ciclo de transmissão dando continuidade ao processo social e à história da humanidade. Nessa perspectiva, Paulo Freire e István Meszáros defendem a promoção da educação como instrumento emancipador dos sujeitos, processo iniciado pelo reconhecimento dos homens frente às condições histórica, econômica e social. No ano de comemoração do centenário de Paulo Freire, o presente artigo se apresenta como um convite: um convite à luta pela educação, pelo respeito, pelo reconhecimento e valorização dos trabalhadores da Educação.

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Biografia do Autor

  • Thaís Carneiro Carvalho, Universidade Federal de Viçosa (UFV), Viçosa/MG
    Licenciada em Pedagogia e Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Federal de Viçosa (UFV) – Viçosa/MG – Brasil. E-mail: thaiscarvalho471@gmail.com.
  • Caio Corrêa Derossi, Universidade Federal de Viçosa (UFV), Viçosa/MG
    Licenciado em História e Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Federal de Viçosa (UFV) – Viçosa/MG – Brasil. E-mail: derossi.caio@gmail.com.
  • Karla Helena Ladeira Fonseca, Universidade Federal de Viçosa (UFV), Viçosa/MG
    Bolsista FAPEMIG. Graduada em Pedagogia e Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Federal de Viçosa (UFV) – Viçosa/MG – Brasil. E-mail: karlaladeira1@gmail.com.

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Publicado

01-06-2021

Edição

Seção

Artigos de revisão

Como Citar

CARVALHO, Thaís Carneiro; DEROSSI, Caio Corrêa; FONSECA, Karla Helena Ladeira. Educação emancipatória: uma aproximação entre os conceitos de Paulo Freire e István Mészáros. Revista Vértices, [S. l.], v. 23, n. 2, p. 405–424, 2021. DOI: 10.19180/1809-2667.v23n22021p405-424. Disponível em: https://editoraessentia.iff.edu.br/index.php/vertices/article/view/16010.. Acesso em: 26 nov. 2024.