Educação Profissional Agrícola no Amazonas: uma análise histórica sobre o Aprendizado Agrícola Rio Branco (1941-1946)
DOI:
https://doi.org/10.19180/1809-2667.v24n22022p267-280Palavras-chave:
Educação Profissional Agrícola, Aprendizado Agrícola, História da Instituição EscolarResumo
O presente artigo insere-se no campo de pesquisas e fontes da Educação Profissional e Tecnológica, e teve como objeto de pesquisa o Aprendizado Agrícola Rio Branco, com o objetivo de compreender sua cultura escolar no período de 1941 a 1946. Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa, conforme Minayo (2009), sendo a pesquisa documental como metodologia de coleta de dados. O suporte teórico contou com as contribuições de Antonio Viñao Frago (1995). Desse modo, primeiramente é oferecido o percurso histórico da instituição escolar em questão; e posteriormente é analisado alguns documentos oficiais, como Regimento Interno dos Aprendizados Agrícolas (1943), Portaria nº 708/43, e o Relatório do Ministro da Agricultura (1945), que contribuíram para conhecer um pouco da dinâmica interna desta instituição. Assim, esperamos que esse escrito possa contribuir com os desvelamentos da Educação Profissional Agrícola, tanto no Amazonas como em outros estados brasileiros ao apresentar a Cultura escolar desta instituiçãoDownloads
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