Memes: formações discursivas que ecoam no ciberespaço
DOI:
https://doi.org/10.5935/1809-2667.20130011Palavras-chave:
Memes, Redes sociais, Análise de discurso crítica, IdeologiaResumo
O presente artigo propõe uma análise de formações discursivas que figuram como “memes” – em redes sociais – tendo como aporte teórico os escritos de Fiorin (1998) e a Análise de Discurso Crítica (ADC) – teoria do discurso que visa analisar a linguagem como uma prática social e ideológica segundo as concepções de Fairclough (2001a, 2001b; 2003). Para tanto, o estudo parte de considerações iniciais acerca do surgimento do termo cunhado por Richard Dawkins em seu livro O Gene Egoísta (1976) no qual o autor postula a ideia de “meme” – unidade de informação cultural que é replicada de pessoa para pessoa – em analogia ao gene. Além disso, serão consideradas como base de suporte à investigação as concepções de Susan Blackmore (1999) sobre o papel dos “memes” enquanto força poderosa que molda nossa evolução cultural através de ideias copiadas de indivíduo para indivíduo pela imitação. O trabalho culmina com enfoques sobre as implicações do papel desempenhado por componentes mêmicos em ambientes virtuais como forma de representação ideológica das vozes de personagens do mundo real que postam comentários em redes sociais fomentando, assim, discussões que cooperam para a divulgação dos “memes”.Downloads
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