A educação de jovens e adultos em hotelaria: um estudo sobre o curso técnico em hospedagem Proeja no Instituto Federal do Maranhão

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19180/1809-2667.v26n12024.19861

Palavras-chave:

Proeja, hospedagem, IFMA

Resumo

Pretende-se com este trabalho identificar o perfil dos estudantes do Curso Proeja em Hospedagem do IFMA - Centro Histórico de São Luís - MA, para mapear as concepções dos alunos sobre o curso, durante o processo formativo, visando apresentar as principais demandas desse processo. Esta foi uma pesquisa qualitativa com suporte de elementos quantitativos. Foi aplicado um questionário no Google Forms, por ser um período de aulas remotas. A pesquisa revelou que, apesar dos avanços na Educação de Jovens e Adultos no Brasil e no Maranhão, ainda há muito o que fazer. Hoje, os estudantes ainda enfrentam e superam muitos problemas como conciliar o tempo de estudo com o trabalho e assistência aos seus familiares, (re) adaptação às atividades escolares de escrita e leitura. Mas há os pontos positivos como o despertar do sentimento de pertencimento da história de São Luís, a motivação para continuar os estudos e se inserir no mercado de trabalho, ou seja, há uma estímulo para o crescimento pessoal e profissional dos/das estudantes.

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Biografia do Autor

  • Jonilson Costa Correia, Universidade Federal do Maranhão, São Luís/MA
    Doutor em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professor Adjunto do Departamento de Turismo e Hotelaria da Universidade Federal do Maranhão – São Luís/MA – Brasil. E-mail: jonilson.costa@ufma.br.
  • Dandara Catarina Pinheiro Costa
    Graduanda do Curso de Hotelaria da Universidade Federal do Maranhão – São Luís/MA – Brasil. E-mail: dandara.costa@discente.ufma.br.

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Publicado

11-04-2024

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

CORREIA, Jonilson Costa; PINHEIRO COSTA, Dandara Catarina. A educação de jovens e adultos em hotelaria: um estudo sobre o curso técnico em hospedagem Proeja no Instituto Federal do Maranhão. Revista Vértices, [S. l.], v. 26, n. 1, p. e26119861, 2024. DOI: 10.19180/1809-2667.v26n12024.19861. Disponível em: https://editoraessentia.iff.edu.br/index.php/vertices/article/view/19861.. Acesso em: 3 dez. 2024.