Educação Ambiental no licenciamento de petróleo e a universidade pública: O caso da Bacia Hidrográfica do Rio Macaé (RJ), Brasil
DOI:
https://doi.org/10.19180/1809-2667.v22n12020p136-150Palavras-chave:
Licenciamento de petróleo, Gestão da água, Material didáticoResumo
A escassez hídrica que afetou várias cidades entre 2014 e 2015, na Região Sudeste, evidenciou a fragilidade do modelo brasileiro de gestão dos recursos hídricos, sendo a Bacia Hidrográfica do Rio Macaé (RJ) um exemplo desse quadro. Apesar de sua importância regional, há previsões que apontam para o comprometimento do abastecimento hídrico impactando a vida humana e as atividades econômicas, incluindo a exploração de petróleo na Bacia de Campos nos próximos anos. Diante desse cenário, espera-se que a Educação Ambiental no licenciamento possa promover reflexões sobre a gestão das águas, sistematizando informações e criando canais de comunicação entre o poder público e os usuários. Este estudo discute também o papel da universidade interiorizada e a geração de subsídios para discussões sobre os recursos hídricos.Downloads
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