Educação Ambiental no licenciamento de petróleo e a universidade pública: O caso da Bacia Hidrográfica do Rio Macaé (RJ), Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19180/1809-2667.v22n12020p136-150

Palavras-chave:

Licenciamento de petróleo, Gestão da água, Material didático

Resumo

A escassez hídrica que afetou várias cidades entre 2014 e 2015, na Região Sudeste, evidenciou a fragilidade do modelo brasileiro de gestão dos recursos hídricos, sendo a Bacia Hidrográfica do Rio Macaé (RJ) um  exemplo  desse  quadro.  Apesar de sua importância regional, há previsões que  apontam  para  o  comprometimento do abastecimento hídrico impactando  a vida humana e as atividades econômicas, incluindo a exploração de petróleo na Bacia de Campos nos próximos anos. Diante desse cenário, espera-se que a Educação Ambiental no licenciamento possa promover reflexões sobre a gestão das águas, sistematizando informações e criando canais de comunicação entre  o poder  público  e os usuários.  Este  estudo  discute  também o papel da universidade interiorizada e a geração de subsídios para discussões sobre os recursos hídricos.

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Biografia do Autor

  • Rafael Nogueira Costa, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)/Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade (NUPEM), Macaé/RJ
    Doutor pelo Programa de Pós-Graduação Multidisciplinar em Meio Ambiente da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). Professor na Universidade Federal do Rio de Janeiro Campus Macaé e pesquisador do Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade (NUPEM/UFRJ) – Macaé/RJ - Brasil. E-mail: rafaelnogueiracosta@gmail.com.
  • Maurício Mussi Molisani, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)/Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade (NUPEM), Macaé/RJ
    Doutor em Geociências (Geoquímica) pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Professor associado da Universidade Federal do Rio de Janeiro Campus Macaé e pesquisador do Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade (NUPEM/UFRJ) – Macaé/RJ - Brasil. E-mail: molisanimm@yahoo.com.br.
  • Rodrigo Lemes Martins, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)/Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade (NUPEM), Macaé/RJ
    Doutor em Ecologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professor Adjunto na Universidade Federal do Rio de Janeiro Campus Macaé e pesquisador do Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade (NUPEM/UFRJ) – Macaé/RJ – Brasil. E-mail: rodr.lemes@gmail.com.

Publicado

14-05-2020

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

COSTA, Rafael Nogueira; MOLISANI, Maurício Mussi; MARTINS, Rodrigo Lemes. Educação Ambiental no licenciamento de petróleo e a universidade pública: O caso da Bacia Hidrográfica do Rio Macaé (RJ), Brasil. Revista Vértices, [S. l.], v. 22, n. 1, p. 136–150, 2020. DOI: 10.19180/1809-2667.v22n12020p136-150. Disponível em: https://editoraessentia.iff.edu.br/index.php/vertices/article/view/15338.. Acesso em: 26 nov. 2024.