Acompanhamento temporal dos indicadores da educação básica do município de Arraial do Cabo, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.19180/1809-2667.v22n12020p18-45Palavras-chave:
Educação básica, Censo escolar, Infraestrutura escolar, Políticas públicas, Arraial do CaboResumo
Como forma de gerar um diagnóstico para gestores da educação básica do município de Arraial do Cabo, o presente estudo objetivou o acompanhamento temporal de 30 parâmetros relativos às quantidades de matrículas e às condições de infraestrutura das escolas por meio da consulta aos resultados dos Censos Escolares de 2011 a 2018. Para isto, foi realizada a extração de dados no portal https://www.qedu.org.br de seis variáveis relacionadas à quantidade de matrículas e outros 24 relacionados às condições de infraestrutura nas escolas. Neste estudo, foram investigadas 22 escolas em atividade no município. Em relação à quantidade de matrículas, o Centro de Estudos de Jovens e Adultos apresentou papel de destaque. Nove variáveis relacionadas à infraestrutura das escolas estiveram presentes em mais de 75% dos estabelecimentos estudados. Espera-se que este estudo sirva de base para gestores públicos e dirigentes da rede privada para a melhoria das condições de infraestrutura das escolas e, por conseguinte, para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem e da formação global dos estudantes, sendo estes capazes de ter um posicionamento crítico frente a uma sociedade cada vez mais complexa e repleta de desafios.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores do manuscrito submetido à revista Vértices, representados aqui pelo autor correspondente, concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem sem ônus financeiro à revista Vértices o direito de primeira publicação.
Simultaneamente o trabalho está licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite copiar e redistribuir os trabalhos por qualquer meio ou formato, e também para, tendo como base o seu conteúdo, reutilizar, transformar ou criar, com propósitos legais, até comerciais, desde que citada a fonte.
Os autores não receberão nenhuma retribuição material pelo manuscrito e a Essentia Editora irá disponibilizá-lo on-line no modo Open Access, mediante sistema próprio ou de outros bancos de dados.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada na revista Vértices (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
Os autores têm permissão e são estimulados a divulgar e distribuir seu trabalho online na versão final (posprint) publicada pela revista Vértices em diferentes fontes de informação (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer tempo posterior à primeira publicação do artigo.
A Essentia Editora poderá efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, contando com a anuência final dos autores.
As opiniões emitidas no manuscrito são de exclusiva responsabilidade do(s) autor(es).