Internet das Coisas na Educação: um panorama a partir de Revisões Sistematizadas da Literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19180/1809-2667.v22n22020p208-223

Palavras-chave:

Internet das Coisas, Educação, Revisão Sistematizada da Literatura

Resumo

Internet das Coisas (Internet of Things - IoT) refere-se a uma rede de objetos físicos que podem se conectar uns com os outros, por meio da Internet, permitindo coleta e transmissão de dados. Nesse contexto, este artigo tem por objetivo geral apresentar a análise dos dados de duas Revisões Sistematizadas da Literatura sobre a produção científica relacionada a aplicações da IoT no contexto educacional. A primeira revisão foi promovida em 2018, a partir de trabalhos internacionais publicados em 2017, identificados na base Scopus. A segunda, realizada em 2020, considerou trabalhos nacionais identificados nos anais do Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, no período de três anos, de 2017 a 2019. Em ambos os casos, foram analisados aspectos como objetivos, recursos, procedimentos utilizados e resultados de pesquisas da área. De modo geral, a primeira revisão realizada destacou a personalização da aprendizagem como uma possível contribuição significativa da IoT para a educação. Já os trabalhos da segunda revisão, tiveram como foco a melhoria do processo de ensino e aprendizagem por meio do uso de IoT.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Lucas Ribeiro Arêas, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFFluminense) Campus Campos Centro, Campos dos Goytacazes/RJ
    Bacharelando em Engenharia de Computação no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFFluminense) Campus Campos Centro – Campos dos Goytacazes/RJ – Brasil. E-mail: lucas.areas30@gmail.com.  
  • Gilmara Teixeira Barcelos Peixoto, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFFluminense) Campus Campos-Centro, Campos dos Goytacazes/RJ
    Doutora em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFFluminense) Campus Campos Centro – Campos dos Goytacazes/RJ – Brasil. E-mail: gilmarab@iff.edu.br.

Publicado

04-08-2020

Edição

Seção

Dossiê Temático: "Tecnologias Digitais na Educação: estratégias inovadoras"

Como Citar

ARÊAS, Lucas Ribeiro; PEIXOTO, Gilmara Teixeira Barcelos. Internet das Coisas na Educação: um panorama a partir de Revisões Sistematizadas da Literatura. Revista Vértices, [S. l.], v. 22, n. 2, p. 208–223, 2020. DOI: 10.19180/1809-2667.v22n22020p208-223. Disponível em: https://editoraessentia.iff.edu.br/index.php/vertices/article/view/15405.. Acesso em: 2 maio. 2024.