Internet das Coisas na Educação: um panorama a partir de Revisões Sistematizadas da Literatura
DOI:
https://doi.org/10.19180/1809-2667.v22n22020p208-223Palavras-chave:
Internet das Coisas, Educação, Revisão Sistematizada da LiteraturaResumo
Internet das Coisas (Internet of Things - IoT) refere-se a uma rede de objetos físicos que podem se conectar uns com os outros, por meio da Internet, permitindo coleta e transmissão de dados. Nesse contexto, este artigo tem por objetivo geral apresentar a análise dos dados de duas Revisões Sistematizadas da Literatura sobre a produção científica relacionada a aplicações da IoT no contexto educacional. A primeira revisão foi promovida em 2018, a partir de trabalhos internacionais publicados em 2017, identificados na base Scopus. A segunda, realizada em 2020, considerou trabalhos nacionais identificados nos anais do Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, no período de três anos, de 2017 a 2019. Em ambos os casos, foram analisados aspectos como objetivos, recursos, procedimentos utilizados e resultados de pesquisas da área. De modo geral, a primeira revisão realizada destacou a personalização da aprendizagem como uma possível contribuição significativa da IoT para a educação. Já os trabalhos da segunda revisão, tiveram como foco a melhoria do processo de ensino e aprendizagem por meio do uso de IoT.Downloads
Referências
AJAZMOHARKAN, Z. et al. Internet of Things and its Applications in E-learning. In: INTERNATIONAL CONFERENCE ON COMPUTATIONAL INTELLIGENCE COMMUNICATION TECHNOLOGY (CICT), 3., 2017, Ghaziabad, India. Anais […]. Ghaziabad, India: IEEE, 2017. p. 1-5.
AL-FUQAHA, A. et al. Internet of Things: a survey on enabling technologies, protocols and applications. IEEE Communications Surveys & Tutorials, v. 17, n. 4, p. 2347-2376, 2015.
ALI, M. et al. IoTFLiP: IoT-based flipped learning platform for medical education. Digital Communications and Networks, v. 3, n. 3, p. 188-194, 2017.
ASGHARI, P.; RAHMANI, A. M.; JAVADI, H. H. S. Internet of Things applications: a systematic review. Computer Networks, v. 148, p. 241-261, 2019.
ASSEO, I. et al. The Internet of Things: riding the wave in Higher Education. Educause Review: The Internet of Things in Higher Education, v. 51, n. 4, p. 11-31, 2016.
ATZORI, L.; IERA, A.; MORABITO, G. The Internet of Things: a survey. Computer Networks, v. 54, n. 15, p. 2787-2805, 2010.
BAUTERS, M. L. M. Experience in Design and Learning Approaches–Enhancing the Framework for Experience. Romanian Journal of Communication and Public Relations, v. 19, n. 1, p. 51-68, 2017.
BREZOLIN, F. et al. Dispositivo IoT lúdico para monitoramento de variáveis ambientais: Uma experiência de aplicação no ensino fundamental. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 29., 2018a, Fortaleza, CE. Anais […]. Fortaleza, CE: Comissão Especial de Informática na Educação (CEIE) da Sociedade Brasileira de Computação (SBC), 2018. p. 91-98.
CHO, S. P.; KIM, J.-G. E-Learning Based on Internet of Things. Advanced Science Letters, v. 22, n. 11, p. 3294-3298, 2016.
CODINA, L. Revisiones bibliográficas sistematizadas: procedimientos generales y framework para Ciencias Humanas y Sociales. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) ‒ Departamento de Comunicación, Universitat Pompeu Fabra, Barcelona, Espanha, 2018. Disponível em: https://repositori.upf.edu/bitstream/handle/10230/34497/Codina_revisiones.pdf. Acesso em: 17 jul. 2020.
CRUZ JÚNIOR, G. et al. Internet das Coisas, Games e Data Science a serviço da conscientização e preservação da Caatinga. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 28., 2017, Recife, PE. Anais […]. Recife, PE: Comissão Especial de Informática na Educação (CEIE) da Sociedade Brasileira de Computação (SBC), 2017. p. 714-724.
FRAGOU, O.; KAMEAS, A.; ZAHARAKIS, I. D. An instructional design process for creating a U-learning ecology. In: GLOBAL ENGINEERING EDUCATION CONFERENCE (EDUCON), 2017, Athens, Greece. Anais […]. Athens, Greece: IEEE, 2017. p. 1817-1823.
GRANT, M. J.; BOOTH, A. A Typology of Reviews: an analysis of 14 review types and associated methodologies. Health Information & Libraries Journal, v. 26, n. 2, p. 91-108, 2009.
GREENGARD, S. The Internet of Things. Cambridge, MA: MIT Press, 2015. 232 p.
GROMOVS, G.; LAMMI, M. Blockchain and Internet of Things Require Innovative Approach to Logistics Education. Transport Problems, v. 12, p. 23-34, 2017.
GUL, S. et al. Survey on Role of Internet of Things in Education. International Journal of Computer Science and Network Security (IJCSNS), v. 17, n. 5, p. 159-165, 2017.
HUDSON, F. The Internet of Things is Here. Educause Review: the Internet of Things in Higher Education, v. 51, n. 4, p. 52-53, 2016.
ISLAM, T.; MUKHOPADHYAY, S. C.; SURYADEVARA, N. K. Smart Sensors and Internet of Things: a postgraduate paper. IEEE Sensors Journal, v. 17, n. 3, p. 577-584, 2017.
KIM, H. J.; KIM, M. S. Design and Implementation of User-specific Information Service Applying Beacon and Internet of Things Technologies at Education Sites. International Journal of Advanced Science and Technology, v. 108, p. 71-82, 2017.
KIRYAKOVA, G.; YORDANOVA, L.; ANGELOVA, N. Can We Make Schools and Universities Smarter with the Internet of Things? TEM Journal, v. 6, n. 1, p. 80-84, 2017.
LENZ, L. et al. How will the Internet of Things and big data analytics impact the education of learning-disabled students? A Concept Paper. In: MEC INTERNATIONAL CONFERENCE ON BIG DATA AND SMART CITY (ICBDSC), 3., 2016, Muscat, Oman. Anais […]. Muscat, Oman: IEEE, 2016. p.1-7.
MAKORI, E. O. Promoting Innovation and Application of Internet of Things in Academic and Research Information Organizations. Library Review, v. 66, n. 8/9, p. 655-678, 2017.
MEHMOOD, R. et al. UTiLearn: a personalised ubiquitous teaching and learning system for smart societies. IEEE Access, v. 5, p. 2615-2635, 2017.
MOREIRA, E.; BARANAUSKAS, M. C. Alice das Coisas: entendendo a comunicação entre objetos na construção de ambientes de aprendizagem. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 28., 2017, Recife, PE. Anais […]. Recife, PE: Comissão Especial de Informática na Educação (CEIE) da Sociedade Brasileira de Computação (SBC), 2017. p. 1017-1026.
RAJA YUSOF, R. J.; QAZI, A.; INAYAT, I. Student Real-time Visualization System in Classroom Using RFID Based on UTAUT Model. International Journal of Information and Learning Technology, v. 34, n. 3, p. 274-288, 2017.
SAMPAIO, R. F.; MANCINI, M. C. Estudos de Revisão Sistemática: um guia para síntese criteriosa da evidência científica. Revista Brasileira de Fisioterapia, v. 11, n.1, p. 83-89, 2007.
VERMA, P.; SOOD, S. K.; KALRA, S. Smart Computing Based Student Performance Evaluation Framework for Engineering Education. Computer Applications in Engineering Education, v. 25, n. 6, p. 977-991, 2017.
VERNER, I. M.; CUPERMAN, D.; REITMAN, M. Robot Online Learning to Lift Weights: a way to expose students to robotics and intelligent technologies. International Journal of Online and Biomedical Engineering (IJOE), v. 13, n. 8, p. 174-182, 2017.
YING, H. Study on the Key Algorithms and Framework Design of Intelligent Campus Education Platform based on Big Data Technology. Boletín Técnico, v. 55, n. 18, p. 63-69, 2017.
ZAHARAKIS, I. D.; SKLAVOS, N.; KAMEAS, A. Exploiting Ubiquitous Computing, Mobile Computing and the Internet of Things to Promote Science Education. In: IFIP INTERNATIONAL CONFERENCE ON NEW TECHNOLOGIES, MOBILITY AND SECURITY (NTMS), 8., 2016, Larnaca, Cyprus. Anais […]. Larnaca, Cyprus: IEEE, 2016. p. 1-2.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Lucas Ribeiro Arêas, Gilmara Teixeira Barcelos Peixoto
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores do manuscrito submetido à revista Vértices, representados aqui pelo autor correspondente, concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem sem ônus financeiro à revista Vértices o direito de primeira publicação.
Simultaneamente o trabalho está licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite copiar e redistribuir os trabalhos por qualquer meio ou formato, e também para, tendo como base o seu conteúdo, reutilizar, transformar ou criar, com propósitos legais, até comerciais, desde que citada a fonte.
Os autores não receberão nenhuma retribuição material pelo manuscrito e a Essentia Editora irá disponibilizá-lo on-line no modo Open Access, mediante sistema próprio ou de outros bancos de dados.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada na revista Vértices (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
Os autores têm permissão e são estimulados a divulgar e distribuir seu trabalho online na versão final (posprint) publicada pela revista Vértices em diferentes fontes de informação (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer tempo posterior à primeira publicação do artigo.
A Essentia Editora poderá efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, contando com a anuência final dos autores.
As opiniões emitidas no manuscrito são de exclusiva responsabilidade do(s) autor(es).