Internet das Coisas na Educação: um panorama a partir de Revisões Sistematizadas da Literatura

Autores

  • Lucas Ribeiro Arêas Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFFluminense) Campus Campos Centro, Campos dos Goytacazes/RJ
  • Gilmara Teixeira Barcelos Peixoto Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFFluminense) Campus Campos-Centro, Campos dos Goytacazes/RJ

DOI:

https://doi.org/10.19180/1809-2667.v22n22020p208-223

Palavras-chave:

Internet das Coisas, Educação, Revisão Sistematizada da Literatura

Resumo

Internet das Coisas (Internet of Things - IoT) refere-se a uma rede de objetos físicos que podem se conectar uns com os outros, por meio da Internet, permitindo coleta e transmissão de dados. Nesse contexto, este artigo tem por objetivo geral apresentar a análise dos dados de duas Revisões Sistematizadas da Literatura sobre a produção científica relacionada a aplicações da IoT no contexto educacional. A primeira revisão foi promovida em 2018, a partir de trabalhos internacionais publicados em 2017, identificados na base Scopus. A segunda, realizada em 2020, considerou trabalhos nacionais identificados nos anais do Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, no período de três anos, de 2017 a 2019. Em ambos os casos, foram analisados aspectos como objetivos, recursos, procedimentos utilizados e resultados de pesquisas da área. De modo geral, a primeira revisão realizada destacou a personalização da aprendizagem como uma possível contribuição significativa da IoT para a educação. Já os trabalhos da segunda revisão, tiveram como foco a melhoria do processo de ensino e aprendizagem por meio do uso de IoT.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Lucas Ribeiro Arêas, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFFluminense) Campus Campos Centro, Campos dos Goytacazes/RJ
    Bacharelando em Engenharia de Computação no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFFluminense) Campus Campos Centro – Campos dos Goytacazes/RJ – Brasil. E-mail: lucas.areas30@gmail.com.  
  • Gilmara Teixeira Barcelos Peixoto, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFFluminense) Campus Campos-Centro, Campos dos Goytacazes/RJ
    Doutora em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFFluminense) Campus Campos Centro – Campos dos Goytacazes/RJ – Brasil. E-mail: gilmarab@iff.edu.br.

Referências

AJAZMOHARKAN, Z. et al. Internet of Things and its Applications in E-learning. In: INTERNATIONAL CONFERENCE ON COMPUTATIONAL INTELLIGENCE COMMUNICATION TECHNOLOGY (CICT), 3., 2017, Ghaziabad, India. Anais […]. Ghaziabad, India: IEEE, 2017. p. 1-5.

AL-FUQAHA, A. et al. Internet of Things: a survey on enabling technologies, protocols and applications. IEEE Communications Surveys & Tutorials, v. 17, n. 4, p. 2347-2376, 2015.

ALI, M. et al. IoTFLiP: IoT-based flipped learning platform for medical education. Digital Communications and Networks, v. 3, n. 3, p. 188-194, 2017.

ASGHARI, P.; RAHMANI, A. M.; JAVADI, H. H. S. Internet of Things applications: a systematic review. Computer Networks, v. 148, p. 241-261, 2019.

ASSEO, I. et al. The Internet of Things: riding the wave in Higher Education. Educause Review: The Internet of Things in Higher Education, v. 51, n. 4, p. 11-31, 2016.

ATZORI, L.; IERA, A.; MORABITO, G. The Internet of Things: a survey. Computer Networks, v. 54, n. 15, p. 2787-2805, 2010.

BAUTERS, M. L. M. Experience in Design and Learning Approaches–Enhancing the Framework for Experience. Romanian Journal of Communication and Public Relations, v. 19, n. 1, p. 51-68, 2017.

BREZOLIN, F. et al. Dispositivo IoT lúdico para monitoramento de variáveis ambientais: Uma experiência de aplicação no ensino fundamental. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 29., 2018a, Fortaleza, CE. Anais […]. Fortaleza, CE: Comissão Especial de Informática na Educação (CEIE) da Sociedade Brasileira de Computação (SBC), 2018. p. 91-98.

CHO, S. P.; KIM, J.-G. E-Learning Based on Internet of Things. Advanced Science Letters, v. 22, n. 11, p. 3294-3298, 2016.

CODINA, L. Revisiones bibliográficas sistematizadas: procedimientos generales y framework para Ciencias Humanas y Sociales. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) ‒ Departamento de Comunicación, Universitat Pompeu Fabra, Barcelona, Espanha, 2018. Disponível em: https://repositori.upf.edu/bitstream/handle/10230/34497/Codina_revisiones.pdf. Acesso em: 17 jul. 2020.

CRUZ JÚNIOR, G. et al. Internet das Coisas, Games e Data Science a serviço da conscientização e preservação da Caatinga. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 28., 2017, Recife, PE. Anais […]. Recife, PE: Comissão Especial de Informática na Educação (CEIE) da Sociedade Brasileira de Computação (SBC), 2017. p. 714-724.

FRAGOU, O.; KAMEAS, A.; ZAHARAKIS, I. D. An instructional design process for creating a U-learning ecology. In: GLOBAL ENGINEERING EDUCATION CONFERENCE (EDUCON), 2017, Athens, Greece. Anais […]. Athens, Greece: IEEE, 2017. p. 1817-1823.

GRANT, M. J.; BOOTH, A. A Typology of Reviews: an analysis of 14 review types and associated methodologies. Health Information & Libraries Journal, v. 26, n. 2, p. 91-108, 2009.

GREENGARD, S. The Internet of Things. Cambridge, MA: MIT Press, 2015. 232 p.

GROMOVS, G.; LAMMI, M. Blockchain and Internet of Things Require Innovative Approach to Logistics Education. Transport Problems, v. 12, p. 23-34, 2017.

GUL, S. et al. Survey on Role of Internet of Things in Education. International Journal of Computer Science and Network Security (IJCSNS), v. 17, n. 5, p. 159-165, 2017.

HUDSON, F. The Internet of Things is Here. Educause Review: the Internet of Things in Higher Education, v. 51, n. 4, p. 52-53, 2016.

ISLAM, T.; MUKHOPADHYAY, S. C.; SURYADEVARA, N. K. Smart Sensors and Internet of Things: a postgraduate paper. IEEE Sensors Journal, v. 17, n. 3, p. 577-584, 2017.

KIM, H. J.; KIM, M. S. Design and Implementation of User-specific Information Service Applying Beacon and Internet of Things Technologies at Education Sites. International Journal of Advanced Science and Technology, v. 108, p. 71-82, 2017.

KIRYAKOVA, G.; YORDANOVA, L.; ANGELOVA, N. Can We Make Schools and Universities Smarter with the Internet of Things? TEM Journal, v. 6, n. 1, p. 80-84, 2017.

LENZ, L. et al. How will the Internet of Things and big data analytics impact the education of learning-disabled students? A Concept Paper. In: MEC INTERNATIONAL CONFERENCE ON BIG DATA AND SMART CITY (ICBDSC), 3., 2016, Muscat, Oman. Anais […]. Muscat, Oman: IEEE, 2016. p.1-7.

MAKORI, E. O. Promoting Innovation and Application of Internet of Things in Academic and Research Information Organizations. Library Review, v. 66, n. 8/9, p. 655-678, 2017.

MEHMOOD, R. et al. UTiLearn: a personalised ubiquitous teaching and learning system for smart societies. IEEE Access, v. 5, p. 2615-2635, 2017.

MOREIRA, E.; BARANAUSKAS, M. C. Alice das Coisas: entendendo a comunicação entre objetos na construção de ambientes de aprendizagem. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 28., 2017, Recife, PE. Anais […]. Recife, PE: Comissão Especial de Informática na Educação (CEIE) da Sociedade Brasileira de Computação (SBC), 2017. p. 1017-1026.

RAJA YUSOF, R. J.; QAZI, A.; INAYAT, I. Student Real-time Visualization System in Classroom Using RFID Based on UTAUT Model. International Journal of Information and Learning Technology, v. 34, n. 3, p. 274-288, 2017.

SAMPAIO, R. F.; MANCINI, M. C. Estudos de Revisão Sistemática: um guia para síntese criteriosa da evidência científica. Revista Brasileira de Fisioterapia, v. 11, n.1, p. 83-89, 2007.

VERMA, P.; SOOD, S. K.; KALRA, S. Smart Computing Based Student Performance Evaluation Framework for Engineering Education. Computer Applications in Engineering Education, v. 25, n. 6, p. 977-991, 2017.

VERNER, I. M.; CUPERMAN, D.; REITMAN, M. Robot Online Learning to Lift Weights: a way to expose students to robotics and intelligent technologies. International Journal of Online and Biomedical Engineering (IJOE), v. 13, n. 8, p. 174-182, 2017.

YING, H. Study on the Key Algorithms and Framework Design of Intelligent Campus Education Platform based on Big Data Technology. Boletín Técnico, v. 55, n. 18, p. 63-69, 2017.

ZAHARAKIS, I. D.; SKLAVOS, N.; KAMEAS, A. Exploiting Ubiquitous Computing, Mobile Computing and the Internet of Things to Promote Science Education. In: IFIP INTERNATIONAL CONFERENCE ON NEW TECHNOLOGIES, MOBILITY AND SECURITY (NTMS), 8., 2016, Larnaca, Cyprus. Anais […]. Larnaca, Cyprus: IEEE, 2016. p. 1-2.

Publicado

04-08-2020

Edição

Seção

Dossiê Temático: "Tecnologias Digitais na Educação: estratégias inovadoras"

Como Citar

ARÊAS, Lucas Ribeiro; PEIXOTO, Gilmara Teixeira Barcelos. Internet das Coisas na Educação: um panorama a partir de Revisões Sistematizadas da Literatura. Revista Vértices, [S. l.], v. 22, n. 2, p. 208–223, 2020. DOI: 10.19180/1809-2667.v22n22020p208-223. Disponível em: https://editoraessentia.iff.edu.br/index.php/vertices/article/view/15405.. Acesso em: 3 jul. 2024.