O Qualif e os jogos digitais que apoiam o ensino-aprendizagem sobre qualidade de software

Autores

  • Maria Alcileia Alves Rocha Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFFluminense) Campus Campos-Centro, Campos dos Goytacazes/RJ
  • Higor Barboza Hermes Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFFluminense) Campus Campos-Centro, Campos dos Goytacazes/RJ
  • Aline Alves Moreno Cantiliere Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFFluminense) Campus Campos-Centro, Campos dos Goytacazes/RJ
  • Luana Mendes Alves Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFFluminense) Campus Campos-Centro, Campos dos Goytacazes/RJ

DOI:

https://doi.org/10.19180/1809-2667.v22n22020p181-207

Palavras-chave:

Ensino-aprendizagem, Qualidade de software, Serious games, Jogo digital, Jogo eletrônico

Resumo

O problema abordado neste artigo refere-se à formação de graduandos e profissionais para atuar na produção de software, que contemple habilidades e competências sobre qualidade de software. Dado que a disciplina qualidade de software envolve extenso conteúdo teórico, é importante incluir estratégias para motivar e proporcionar a aprendizagem dos alunos, como o uso de jogos digitais. O objetivo deste artigo é apresentar o Qualif e compará-lo com outros 14 jogos digitais que apoiam o ensino-aprendizagem sobre qualidade de software, identificados através de mapeamento sistemático da literatura. A comparação dos jogos baseou-se em facetas adaptadas de uma taxonomia para serious games. Os resultados demonstraram que o Brasil é um dos principais países que realizam pesquisas na área. Além disso, a pesquisa evidenciou os gêneros, plataformas, tópicos relacionados à disciplina de qualidade de software, características e métodos de avaliação dos jogos selecionados.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Maria Alcileia Alves Rocha, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFFluminense) Campus Campos-Centro, Campos dos Goytacazes/RJ
    Mestre em Engenharia de Produção (UENF). Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense Campus Campos Centro – Campos dos Goytacazes/RJ – Brasil. E-mail: aalves@iff.edu.br.
  • Higor Barboza Hermes, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFFluminense) Campus Campos-Centro, Campos dos Goytacazes/RJ
    Bacharel em Sistemas de Informação pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense Campus Campos Centro – Campos dos Goytacazes/RJ – Brasil. E-mail: higorbhermes@gmail.com.
  • Aline Alves Moreno Cantiliere, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFFluminense) Campus Campos-Centro, Campos dos Goytacazes/RJ
    Bacharel em Sistemas de Informação pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense Campus Campos Centro – Campos dos Goytacazes/RJ – Brasil. E-mail: alinealvesmc@gmail.com.
  • Luana Mendes Alves, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFFluminense) Campus Campos-Centro, Campos dos Goytacazes/RJ
    Bacharelanda em Sistemas de Informação pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense Campus Campos Centro – Campos dos Goytacazes/RJ – Brasil. E-mail: luana12mendes@gmail.com.

Referências

ANDREWS, J. H. Killer App: A Eurogame about software quality. In: INTERNATIONAL CONFERENCE ON SOFTWARE ENGINEERING EDUCATION AND TRAINING, CSEE&T, 26., 2013, San Francisco, California. Anais […]. San Francisco, California, Estados Unidos: IEEE, 2013. p. 319-323.

BATTISTELLA, P.; VON WANGENHEIM, C. G. Games for teaching computing in higher education: a systematic review. IEEE Technology and Engineering Education Journal, v. 9, n. 1, p. 8-30, 2016.

BENITTI, F. B. V.; SOMMARIVA, L. Evaluation of a game used to teach usability to undergraduate students in computer science. Journal of Usability Studies, v. 11, n. 1, p. 21-39, 2015.

BEPPE, T. A. et al. GreaTest: a card game to motivate the software testing learning. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE ENGENHARIA DE SOFTWARE, 32., 2018, São Carlos, SP, Brasil. Anais […]. p. 298-307.

BUFFARDI, K.; VALDIVIA, P. Bug Hide-and-Seek: An Educational Game for Investigating Verification Accuracy in Software Tests. In: 2018 IEEE FRONTIERS IN EDUCATION CONFERENCE, FIE, 2018, California, Estados Unidos. Anais […]. California, Estados Unidos: IEEE, 2018. p. 1-8.

CLEGG, B. S.; ROJAS, J. M.; FRASER, G. Teaching software testing concepts using a mutation testing game. In: 2017 IEEE/ACM INTERNATIONAL CONFERENCE ON SOFTWARE ENGINEERING: SOFTWARE ENGINEERING EDUCATION AND TRAINING TRACK, ICSE-SEET, 39., 2017, Buenos Aires, Argentina. Anais […]. Buenos Aires, Argentina: IEEE, 2017. p. 33-36.

CMU, Carnegie Mellon University. SEI, Software Engineering Institute. CMMI® for Development, version 1.2. 2006. Disponível em: http://cc.ee.ntu.edu.tw/~farn/courses/SE/CMMI_DEV_V12.pdf. Acesso em: 10 fev. 2020.

CMU, Carnegie Mellon University. SEI, Software Engineering Institute. CMMI® for Development, version 1.3: Improving processes for developing better products and services. 2010. Disponível em: https://resources.sei.cmu.edu/asset_files/TechnicalReport/2010_005_001_15287.pdf. Acesso em: 11 fev. 2020.

COSTAS, R. Discussões gerais sobre as características mais relevantes de infraestruturas de pesquisa para a cientometria. In: MUGNAINI, R.; FUJINO, A.; KOBASHI, N. Y. (org.). Bibliometria e Cientometria no Brasil: infraestrutura para avaliação da pesquisa científica na Era do Big Data. São Paulo: USP, 2017. p. 19-42.

DAVIS, F. D. Perceived usefulness, perceived ease of use, and user acceptance of information technology. Management Information Systems Quarterly, v. 13, n.3, p. 319-340, set. 1989.

DE LOPE, R. P.; MEDINA-MEDINA, N. A comprehensive taxonomy for serious games. Journal of Educational Computing Research, v. 55, n. 5, p. 629-672, 2017.

DECI, E. L.; RYAN, R. M. Levels of analysis, regnant causes of behavior and well-being: The role of psychological needs. Psychological Inquiry, v. 22, n. 1, p. 17-22, 2011.

ERGOLIST. CheckList. 2011. Disponível em: http://www.labiutil.inf.ufsc.br/ergolist/check.htm. Acesso em: 12 ago. 2018.

FERREIRA, B. et al. Apoiando o Ensino de Qualidade de Software. In: FÓRUM DE EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA DE SOFTWARE, FEES, 7., 2014, Maceió, AL, Brasil. Anais […]. Maceió, Brasil: SBC, 2014a. p. 12-21.

FERREIRA, B. M. et al. UsabiliCity: um jogo de apoio ao ensino de propriedades de usabilidade de software através de analogias. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, SBIE, 25., 2014, Dourados, MS, Brasil. Anais […]. 2014b. p. 1273.

FRASER, G. Gamification of software testing. In: 2017 IEEE/ACM INTERNATIONAL WORKSHOP ON AUTOMATION OF SOFTWARE TESTING, AST, 12., 2017, Buenos Aires, Argentina. Anais […]. Buenos Aires, Argentina: IEEE, 2017. p. 2-7.

FREITAS, S. de. Are games effective learning tools? A review of educational games. Journal of Educational Technology & Society, v. 21, n. 2, p. 74-84, 2018.

FURTADO, L. S.; OLIVEIRA, S. R. B O. A Teaching Method for Software Measurement Process based on Gamification. In: INTERNATIONAL CONFERENCE ON SOFTWARE ENGINEERING ADVANCES, ICSEA, 12., 2017, Atenas, Grécia. Anais […]. p. 12.

GONZÁLEZ SÁNCHEZ, J. L. Jugabilidad: caracterización de la experiencia del jugador en videojuegos. 2010. Tese (Doutorado em Informática) – Universidade de Granada, Granada, Espanha, 2010. Disponível em: http://digibug.ugr.es. Acesso em: 10 mar. 2020.

HAENDLER, T.; NEUMANN, G. Serious Games for Software Refactoring. In: HAWAII INTERNATIONAL CONFERENCE ON SYSTEM SCIENCES, 52., 2019, Honolulu, Hawaii. Anais […]. p. 181-182.

HERZ, J. C. Joystick nation: How videogames ate our quarters, won our hearts, and rewired our minds. Boston: Little, Brown & Co. Inc., 1997.

HUIZINGA, J. Homo ludens: o jogo como elemento da cultura. Tradução João Paulo Monteiro; revisão da tradução Newton Cunha. 1. ed. São Paulo: Perspectiva, 2019.

ISO/IEC. ISO/IEC 9126-1:2001: Software engineering Product quality. Part 1: Quality model.

ISO/IEC. ISO/IEC 15504-4:2004: Information technology Process assessment. Part 4: Guidance on use for process improvement and process capability determination.

ISO/IEC. ISO/IEC 25010:2011: Systems and software engineering: Systems and software Quality Requirements and Evaluation (SQuaRE): System and software quality models.

JESUS, G. M. et al. Is It Worth Using Gamification on Software Testing Education? An Experience Report. In: BRAZILIAN SYMPOSIUM ON SOFTWARE QUALITY, SBQS 2019, 18., 2019, Fortaleza, Brasil. Anais […]. Fortaleza, Brasil: SBC, 2019. p. 178-187.

JORGE, F. F. et al. A evolução do jogo iTestLearning para o ensino das atividades de execução de testes de software. In: CONFERÊNCIA INTERNACIONAL SOBRE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, TISE: Nuevas Ideas en Informática Educativa, 20., 2015, Santiago, Chile. Anais […].

KITCHENHAM, B.; BUDGEN, D.; BRERETON, P. An investigation of software engineering curricula. Journal of Systems and Software, v. 74, n. 3, p. 325-335, 2005.

KITCHENHAM, B.; CHARTERS, S. Guidelines for performing systematic literature reviews in software engineering. Keele University and Durham University Joint Report, 2007. Disponível em: https://citeseerx.ist.psu.edu/viewdoc/download;jsessionid=BDE2BA7D97BFE5E53FEBA66605EBA6F5?doi=10.1.1.117.471&rep=rep1&type=pdf. Acesso em 10 abr. 2018.

KUPSCH, D. C. C; RESENDE, R. S. F. SPIAL: Uma Ferramenta de Apoio ao Aprendizado de Melhoria de Processos de Software. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO. 2., 2013, Campinas, SP, Brasil. Anais […].

LABG, P. Behavioral treatment and bio-behavioral assessment: computer applications. In: SIDOWSKI, J. B.; JOHNSON, J. H.; WILLIAMS, T. A. (org.). Technology in mental health care delivery systems. Norwood: Ablex, 1980. p. 119-137.

LETHBRIDGE, T. C. The relevance of education to software practitioners: data from the 1998 survey. Computer Science Technical Report TR-99-05, School of Information Technology and Engineering, University of Ottawa, Ottawa, Canada, 1999. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/2809490_The_Relevance_of_Education_to_Software_Practitioners_Data_from_the_1998_Survey. Acesso em: 15 maio 2018.

MAXIM, B. R. et al. An agile software engineering process improvement game. In: 2016 IEEE FRONTIERS IN EDUCATION CONFERENCE, FIE, 2016, Erie, Pennsylvania, Estados Unidos. Anais […]. Erie, Pennsylvania, Estados Unidos: IEEE, 2016. p. 1-4.

MEDEIROS, T. J.; SILVA, T. R.; ARANHA, E. H. S. Ensino de programação utilizando jogos digitais: uma revisão sistemática da literatura. Renote, Porto Alegre, v. 11, n. 3, 2013.

MESQUIDA, A.; MAS, A. Experiences on the use of a game for improving learning and assessing knowledge. Computer Applications in Engineering Education, v. 26, n. 6, p. 2058-2070, 2018.

MI, Q. et al. A Gamification Technique for Motivating Students to Learn Code Readability in Software Engineering. In: 2018 INTERNATIONAL SYMPOSIUM ON EDUCATIONAL TECHNOLOGY, ISET, 2018, Osaka, Japão. Anais […]. Osaka, Japão: IEEE, 2018. p. 250-254.

NIELSEN, J. Usability engineering. Londres: Academic Press, 1993.

PEIXOTO, D. C. C., et al. Semiotic Inspection Method in the Context of Educational Simulation Games. In: ANNUAL ACM SYMPOSIUM ON APPLIED COMPUTING, SAC’10, 25., 2010, Sierre, Suíça. Anais […]. Sierre, Suíça: ACM, 2010. p. 1207-1212.

PETERSEN, K.; VAKKALANKA, S.; KUZNIARZ, L. Guidelines for conducting systematic mapping studies in software engineering: an update. Information and Software Technology, v. 64, p. 1-18, 2015.

PETRI, G. et al. Digital Games for Computing Education: What Are the Benefits? In: KRASSMANN, A. L. et al. (org.). Handbook of Research on Immersive Digital Games in Educational Environments. IGI Global, 2019. p. 35-62.

PÖTTER, H. et al. InspectorX: a game for software inspection training and learning. In: 2014 IEEE CONFERENCE ON SOFTWARE ENGINEERING EDUCATION AND TRAINING, CSEE&T, 27., 2014. Anais […]. IEEE, 2014. p. 55-64.

PÖTTER, H.; SCHOTS, M.; WERNECK, V. M. B. Evolução e um estudo exploratório do jogo InspectorX. In: FÓRUM DE EDUCAÇÃO DE ENGENHARIA DE SOFTWARE, FEES’12, 2012, Natal, RN. Anais […].

RIBEIRO, T. P. B; PAIVA, A. C. R. iLearnTest: Educational game for learning software testing. In: 2015 IBERIAN CONFERENCE ON INFORMATION SYSTEMS AND TECHNOLOGIES, CISTI, 10., 2015, Aveiro, Portugal. Anais […]. Aveiro, Portugal: IEEE, 2015. p. 1-6.

ROCHA, M. A. A. et al. Um mapeamento sistemático dos jogos que apoiam o ensino-aprendizagem sobre qualidade de software. In: CONGRESSO INTEGRADO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO, 10., nov. 2019, Campos dos Goytacazes, RJ, Brasil. Anais […].

SALES, A. B.; CLÍMACO, G. S.; SALES, M. B. Aplicação do jogo Usabilicity na disciplina Interação Humano-Computador: um Estudo Comparativo. Revista Tecnologias na Educação, v. 17, n. 8, 2016.

SANTOS, E. D.; OLIVEIRA, S. R. B. Gamification and Evaluation the Use of the Function Points Analysis Technique in Software Quality Subjects: The Experimental Studies. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE QUALIDADE DE SOFTWARE, SBQS 2018, 17., 2018, Curitiba, PR. Anais […]. Curitiba, PR, Brasil: SBC, 2018. p. 354-362.

SAVI, R.; VON WANGENHEIM, C.; BORGATTO, A. Um Modelo de Avaliação de Jogos Educacionais na Engenharia de Software. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE ENGENHARIA DE SOFTWARE, SBES 2011, 15., 2011, São Paulo, SP. Anais […].

SILVA, C. et al. gTest Learning: Um Jogo para Ensino Básico de Teste de Software. In: CONGRESSO REGIONAL SOBRE TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO, 2016, Recife, PE, Brasil. Anais […].

SILVA FILHO, R. L. L. A evasão no ensino superior brasileiro: novos dados. 2017. Disponível em: http://www.institutolobo.org.br/imagens/pdf/artigos/art_088.pdf. Acesso em: 27 ago. 2019.

SILVEIRA, J. L.; THIRY, M.; ZOUCAS, A. C. SPI City: Jogo Educacional para Apoiar o Ensino de Melhoria de Processo de Software. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE QUALIDADE DE SOFTWARE, SBQS 2013, 12., 2013, Salvador, BA. Anais […]. p. 51-65.

SOFTEX. Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro. MPS-Melhoria de Processo de Software e Serviços: Guia Geral MPS de Software. Versão 1.2. 2007. Disponível em: http://www.ic.uff.br/~leomurta/papers/MPS.BR_Guia_Geral_V1.2.pdf. Acesso em: 13 fev. 2019.

TEIXEIRA, J. S. F.; JESUS, E. V.; FERNANDES, C. T. A taxonomy of educational games compatible with the LOM-IEEE data model. In: Workshop Brasileiro em Web Semântica e Educação, 1., SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, SBIE 2007, 18., nov. 2007, São Paulo, SP. Anais […]. p. 37-47.

VALLE, P. H. D.; ROCHA, R. V.; MALDONADO, J. C. Testing Game: An Educational Game to Support Software Testing Education. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE ENGENHARIA DE SOFTWARE, SBES, 31., 2017, Fortaleza, CE, Brasil. Anais […]. p. 289-298.

VANNUCCHI, H.; PRADO, G. Discutindo o conceito de gameplay. Texto Digital, v. 5, n. 2, p. 130-140, 2009.

VILLAVICENCIO, M.; ABRAN, A. Facts and Perceptions Regarding Software Measurement in Education and in Practice: Preliminary Results. Journal of Software Engineering and Applications, v. 4, n. 4, p. 227–34, 2011.

VON WANGENHEIM, C. G.; VON WANGENHEIM, A. Ensinando computação com jogos. Florianópolis: Bookess Editora, 2012.

VON WANGENHEIM, C. G. et al. Desenvolvimento de um jogo para ensino de medição de software. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE QUALIDADE DE SOFTWARE, SBQS 2009, 8., 2009, Ouro Preto, MG, Brasil. Anais […]. Ouro Preto, MG, Brasil: SBC, 2009.

VON WANGENHEIM, C. G.; SILVA, D. A. Qual conhecimento de engenharia de software é importante para um profissional de software? In: FÓRUM DE EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA DE SOFTWARE, 2., 2009, Fortaleza, CE, Brasil. Anais […]. p. 1-8.

WOLF, M. J. P. Genre and the video game. In: WOLF, M. J. P. The medium of the video game. Texas, Estados Unidos: University of Texas Press, 2001. p. 113-134.

ZHOU, Y. et al. Quality Assessment of Systematic Reviews in Software Engineering: A Tertiary Study. In: INTERNATIONAL CONFERENCE ON EVALUATION AND ASSESSMENT IN SOFTWARE ENGINEERING, 19., 2015, Nanjing, China. Anais […]. Nanjing, China: ACM Press, 2015. p. 1-14.

Publicado

30-07-2020

Edição

Seção

Dossiê Temático: "Tecnologias Digitais na Educação: estratégias inovadoras"

Como Citar

ROCHA, Maria Alcileia Alves; HERMES, Higor Barboza; CANTILIERE, Aline Alves Moreno; ALVES, Luana Mendes. O Qualif e os jogos digitais que apoiam o ensino-aprendizagem sobre qualidade de software. Revista Vértices, [S. l.], v. 22, n. 2, p. 181–207, 2020. DOI: 10.19180/1809-2667.v22n22020p181-207. Disponível em: https://editoraessentia.iff.edu.br/index.php/vertices/article/view/15407.. Acesso em: 3 jul. 2024.