O Qualif e os jogos digitais que apoiam o ensino-aprendizagem sobre qualidade de software
DOI:
https://doi.org/10.19180/1809-2667.v22n22020p181-207Palavras-chave:
Ensino-aprendizagem, Qualidade de software, Serious games, Jogo digital, Jogo eletrônicoResumo
O problema abordado neste artigo refere-se à formação de graduandos e profissionais para atuar na produção de software, que contemple habilidades e competências sobre qualidade de software. Dado que a disciplina qualidade de software envolve extenso conteúdo teórico, é importante incluir estratégias para motivar e proporcionar a aprendizagem dos alunos, como o uso de jogos digitais. O objetivo deste artigo é apresentar o Qualif e compará-lo com outros 14 jogos digitais que apoiam o ensino-aprendizagem sobre qualidade de software, identificados através de mapeamento sistemático da literatura. A comparação dos jogos baseou-se em facetas adaptadas de uma taxonomia para serious games. Os resultados demonstraram que o Brasil é um dos principais países que realizam pesquisas na área. Além disso, a pesquisa evidenciou os gêneros, plataformas, tópicos relacionados à disciplina de qualidade de software, características e métodos de avaliação dos jogos selecionados.Downloads
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