Da UNED Macaé ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense Campus Macaé

Autores

  • Henrique Barreiros Alves Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFFluminense) Campus Macaé/RJ
  • Juliana Gomes da Rocha Barreiros Alves Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFFluminense) Campus Macaé/RJ

DOI:

https://doi.org/10.19180/1809-2667.v22n32020p437-446

Palavras-chave:

Instituto Federal Fluminense, História, Educação

Resumo

O presente trabalho pretende rememorar a criação e a implementação do Instituto Federal Fluminense, no município de Macaé. Para tanto, aborda o  percurso histórico, desde a assinatura, por Nilo Peçanha, do Decreto N.º 7566, em 1909, o qual criava as Escolas de Aprendizes e Artífices, com foco na escola instalada em Campos dos Goytacazes-RJ, até a sua transformação em Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, por meio da Lei N.° 11.892/2008, discorrendo sobre os aspectos sociais, políticos e econômicos relacionados à sua criação e estabelecimento no município, bem como sobre os seus impactos para a comunidade local e adjacentes. Essa abordagem visa trazer à comunidade acadêmica elementos relacionados à identidade institucional e regional, incentivando futuros trabalhos sobre a temática. A pesquisa se dá através da recuperação de informações relacionadas à temática, usando como fonte artigos, informações da própria instituição e algumas notícias do jornal local “O Debate”.

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Biografia do Autor

  • Henrique Barreiros Alves, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFFluminense) Campus Macaé/RJ
    Bacharelado em Biblioteconomia (UNIRIO), Licenciatura e bacharelado em História (UGF). Cursando mestrado acadêmico no programa de Pós-Graduação em Cultura e Territorialidades (PPCULT), vinculado ao Instituto de Arte e Comunicação Social da Universidade Federal Fluminense (UFF) – Niterói/RJ – Brasil. E-mail: henriquebarreirosalves@gmail.com.
  • Juliana Gomes da Rocha Barreiros Alves, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFFluminense) Campus Macaé/RJ
    Bacharel em Direito pela Universidade Estácio de Sá (UNESA). Servidora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense Campus Macaé/RJ - Brasil. E-mail: julianagrb.alves@gmail.com.

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Publicado

28-11-2020

Edição

Seção

Dossiê Temático: “Pensar e Fazer a Cidade: Educação e Desenvolvimento Local”

Como Citar

ALVES, Henrique Barreiros; ALVES, Juliana Gomes da Rocha Barreiros. Da UNED Macaé ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense Campus Macaé. Revista Vértices, [S. l.], v. 22, n. 3, p. 437–446, 2020. DOI: 10.19180/1809-2667.v22n32020p437-446. Disponível em: https://editoraessentia.iff.edu.br/index.php/vertices/article/view/15527.. Acesso em: 25 nov. 2024.