As concepções de criatividade na Base Nacional Comum Curricular de Língua Portuguesa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19180/1809-2667.v23n22021p425-436

Palavras-chave:

Criatividade, BNCC, Língua Portuguesa

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar as concepções de criatividade que embasam as proposições presentes na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no componente curricular Língua Portuguesa. Justifica-se tal estudo pela crescente relevância socialmente atribuída à criatividade e à sua expressão. Inicia-se pela análise de alguns conceitos e perspectivas sobre o fenômeno da criatividade. Em seguida, analisam-se as ocorrências do termo “criatividade” e cognatos na BNCC, buscando relacionar as manifestações do documento às concepções teóricas discutidas previamente. Por fim, destacamos que, apesar do uso frequente de termos como “criativo”, nas seções de Língua Portuguesa da BNCC, não encontramos uma abordagem sistemática e crítica do tema. A criatividade está vinculada, sobretudo, à produção textual, em especial à construção de narrativas ficcionais. Em sentido sócio-histórico, é tratada de forma pragmática e imediatista, estando presente apenas quando demonstrada por resultados, isto é, na criação de processos e produtos que atendam a demandas. A metodologia de pesquisa fundamenta-se na revisão de tipo bibliográfica.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Washington Elias Paes, Universidade Federal Fluminense
    Assistente em administração do Instituto Federal Fluminense Campus Quissamã. Aluno da Graduação em Letras da Universidade Federal Fluminense – Brasil. E-mail: wa.paes97@gmail.com.
  • Carlos Mágno Domás da Silva, Instituto Federal Fluminense Campus Campos Centro, Campos dos Goytacazes/RJ
    Aluno da Graduação em Letras do Instituto Federal Fluminense Campus Campos Centro – Campos dos Goytacazes/RJ – Brasil. E-mail: carlosdomass@gmail.com.

Referências

ALENCAR, E. M. L. S. Criatividade no contexto educacional: três décadas de pesquisa. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, v. 23, n. spe, p. 45-49, 2007. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-37722007000500008. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722007000500008&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 8 jan. 2021.

ALENCAR, E. M. L. S.; FLEITH, D. S. Criatividade: Múltiplas perspectivas. 3. ed. Brasília: Editora UnB, 2003a.

ALENCAR, E. M. L. S.; FLEITH, D. de S. Contribuições teóricas recentes ao estudo da criatividade. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, v. 19, n. 1, p. 1-8, abr. 2003b. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-37722003000100002. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722003000100002&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 8 jan. 2021.

ALENCAR, E. M. L. S.; FLEITH, D. S. Inventário de práticas docentes que favorecem a criatividade no ensino superior. Psicologia: Reflexão e Crítica, Porto Alegre, v. 17, n. 1, p. 105-110, 2004. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-79722004000100013. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722004000100013&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt. Acesso em: 7 jan. 2021.

ALMEIDA, J. M. C. Em torno do aspecto criativo da linguagem. ALCEU [on-line], v. 3, n.4, p. 110-122, 2002. Disponível em: http://revistaalceu-acervo.com.puc-rio.br/media/alceu_n4_Almeida.pdf. Acesso em: 8 jan. 2021.

ALVES, M. L. C. A.; CASTRO, P. F. C. Criatividade: histórico, definições e avaliação. Revista Educação [on-line], v. 10, n. 2, p. 47-58, 2015. Disponível em: http://revistas.ung.br/index.php/educacao/article/view/2161/1611. Acesso em: 7 jan. 2021.

AQUINO, V.; SILVA JÚNIOR, J. M. Criatividade e escrita. Revista de Letras [on-line], v. 5, n. 2, p. 54-63, 2012. Disponível em: https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RL/article/view/4705. Acesso em: 8 jan. 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Secretários de Educação. União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação. Base Nacional Comum Curricular: educação é a base. Brasília, 2018.

DALVI, M. Criatividade na BNCC e em pesquisas atinentes à educação literária: indagações e desvelamentos. Revista Desenredo, Passo Fundo, v. 15, n. 2, set. 2019. DOI: https://doi.org/10.5335/rdes.v15i2.9900. Disponível em: http://seer.upf.br/index.php/rd/article/view/9900. Acesso em: 8 jan. 2021.

DIAS, C.; MORAIS, M. F.; BRAGA, A. Representações sobre clima criativo: uma perspectiva de alunos e de professores do ensino básico em escolas públicas e privadas de Portugal. Psicologia em Revista, Belo Horizonte, v. 23, n. 1, p. 1-21, jan. 2017. DOI: https://doi.org/10.5752/P.1678-9563.2017v23n1p1-21. Disponível em: http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/7285. Acesso em: 7 jan. 2021.

DUBOIS, J. et al. Dicionário de Linguística. 2. ed. São Paulo: Cultrix, 2014.

GONÇALVES, F. C.; FLEITH, D. S.; LIBORIO, A. C. O. Criatividade em aula: percepção de alunos de dois estados brasileiros. Arq. bras. Psicol. [on-line], v. 63, n. 1, p. 22-30, 2011. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-52672011000100004&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 7 jan. 2021.

MORAES, G. M. L.; ALENCAR, E. M. L. S. Percepção de professores de Língua Portuguesa sobre criatividade em produções textuais discentes. Estudos de Psicologia, Campinas, v. 32, n. 4, p. 743-753, out./dez. 2015. DOI: https://doi.org/10.1590/0103-166X2015000400017. Disponível em: www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-166X2015000400743&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 7 jan. 2021.

MUNIZ, L. S.; MARTINEZ, A. M. A expressão da criatividade na aprendizagem da leitura e da escrita: um estudo de caso. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 41, n. 4, p. 1039-1054, out./dez. 2015. DOI: https://doi.org/10.1590/s1517-97022015041888. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022015000401039&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 7 jan. 2021.

RIBEIRO, O. C.; MORAES, M. C. Criatividade em uma perspectiva transdisciplinar: rompendo crenças, mitos e concepções. Brasília: Liber Livro, 2014.

VIEIRA, C. N. M.; MAIA, M. V. C. M. Criatividade e Educação: possibilidades de um campo de pesquisa. Cadernos de Educação, São Luís, v. 25, n. 4, out./dez. 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.18764/2178-2229.v25n4p129-146. Disponível em: http://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/10445. Acesso em: 8 jan. 2021.

Publicado

01-06-2021

Edição

Seção

Artigos de revisão

Como Citar

PAES, Washington Elias; SILVA, Carlos Mágno Domás da. As concepções de criatividade na Base Nacional Comum Curricular de Língua Portuguesa. Revista Vértices, [S. l.], v. 23, n. 2, p. 425–436, 2021. DOI: 10.19180/1809-2667.v23n22021p425-436. Disponível em: https://editoraessentia.iff.edu.br/index.php/vertices/article/view/15943.. Acesso em: 21 nov. 2024.