Abordagem linguística das escritas criativas: um passeio pelos lugares onde a criatividade se manifesta

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19180/1809-2667.v25n22023.19124

Palavras-chave:

criatividade linguística, escrita criativa, produção de texto

Resumo

O presente artigo descreve o fenômeno da criatividade por meio de uma abordagem que privilegia os aspectos linguísticos para além do nível narrativo da descrição linguístico-literária, embasando-se nas principais teorias da Linguística. O conceito de criatividade linguística, fenômeno que só se manifesta na linguagem humana, é pouco explorado e conhecido dentro do campo das Letras, embora seja extremamente produtivo para as práticas de escrita, dentro e fora de sala de aula. Na primeira parte do artigo, discutem-se os conceitos de escrita, escrita criativa, criatividade e criatividade linguística; na segunda, discutem-se as relações entre as teorias linguísticas e a criatividade a partir dos conceitos de sintagma, paradigma, recursividade, mudança, variação e gramaticalização; na terceira parte, trazemos alguns apontamentos a partir das obras de Guimarães Rosa. Nas considerações finais, enfatizamos a ampliação do sentido de “criatividade” de modo a abarcar todas as produções textuais como meio de tornar mais expressivas essas produções. Este trabalho adotou a revisão de tipo bibliográfica como metodologia de pesquisa.

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Biografia do Autor

  • Washington Elias Paes, Universidade Federal Fluminense
    Assistente em administração no Instituto Federal Fluminense Campus Quissamã. Especialista em Literatura, Memória Cultural e Sociedade, pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense Campus Campos-Centro e aluno da Graduação em Letras da Universidade Federal Fluminense – Brasil. E-mail: wa.paes97@gmail.com.

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Publicado

06-06-2023

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Abordagem linguística das escritas criativas: um passeio pelos lugares onde a criatividade se manifesta. Revista Vértices, [S. l.], v. 25, n. 2, p. e25219124, 2023. DOI: 10.19180/1809-2667.v25n22023.19124. Disponível em: https://editoraessentia.iff.edu.br/index.php/vertices/article/view/19124.. Acesso em: 28 abr. 2024.

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