Anatomia palpatória como estratégia de interação entre os conteúdos teóricos da Anatomia do Sistema Locomotor e a prática clínica no primeiro período do curso de medicina

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19180/1809-2667.v24n32022p847-861

Palavras-chave:

Anatomia, Educação Médica, Métodos de Ensino, Palpação, Sistema musculoesquelético

Resumo

O presente trabalho buscou analisar a implementação da Anatomia Palpatória como metodologia de interação entre os conteúdos teóricos da anatomia do sistema musculoesquelético e a prática clínica no contexto do ensino de Anatomia Humana, a partir das perspectivas dos discentes do primeiro período do curso de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Campus Macaé (UFRJ-Macaé). As atividades de Anatomia Palpatória foram inseridas na disciplina de Anatomia Humana e, ao final do semestre, um questionário de percepção foi distribuído para ser respondido pelos estudantes. Sobre o total de participantes (144 discentes), 84,71% concordaram que houve contribuição das sessões no aprendizado da disciplina e 72,22% relataram aumento do interesse pelo tema, resultados que estão de acordo com as Diretrizes Curriculares de 2014. Por outro lado, houve críticas ao tempo curto dedicado à atividade e ao número de sessões. Embora a estrutura curricular atual dos cursos de medicina dificulte a prática de abordagens multimodais, incentiva-se a inserção da Anatomia Palpatória como estratégia de ensino da Anatomia Humana e como habilidade a ser desenvolvida e praticada ao longo da formação médica, dada a sua relevância na performance de um bom exame físico e no raciocínio clínico.

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Biografia do Autor

  • Izabel Feitosa da Mata Leite, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Macaé/RJ
    Graduanda em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro Campus Macaé/RJ – Brasil. E-mail: izabelfmleite@gmail.com.
  • Gabrielle Grijó e Silva, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Macaé/RJ
    Graduada em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro Campus Macaé/RJ – Brasil. E-mail: gabriellegrijo@gmail.com.
  • Jorge Reis Cupertino Filho, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Macaé/RJ
    Graduado em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro Campus Macaé/RJ – Brasil. E-mail: jorgecupertino17@gmail.com.
  • Vivian de Oliveira Sousa Corrêa, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Macaé/RJ
    Doutora em Ciências Morfológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2009). Professora Associada da Universidade Federal do Rio de Janeiro Campus Macaé/RJ – Brasil. E-mail: sousa.vo@gmail.com.

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Publicado

25-11-2022

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

LEITE, Izabel Feitosa da Mata; SILVA, Gabrielle Grijó e; CUPERTINO FILHO, Jorge Reis; CORRÊA, Vivian de Oliveira Sousa. Anatomia palpatória como estratégia de interação entre os conteúdos teóricos da Anatomia do Sistema Locomotor e a prática clínica no primeiro período do curso de medicina. Revista Vértices, [S. l.], v. 24, n. 3, p. 847–861, 2022. DOI: 10.19180/1809-2667.v24n32022p847-861. Disponível em: https://editoraessentia.iff.edu.br/index.php/vertices/article/view/16310.. Acesso em: 26 dez. 2024.

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