Anatomia palpatória como estratégia de interação entre os conteúdos teóricos da Anatomia do Sistema Locomotor e a prática clínica no primeiro período do curso de medicina

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19180/1809-2667.v24n32022p847-861

Palavras-chave:

Anatomia, Educação Médica, Métodos de Ensino, Palpação, Sistema musculoesquelético

Resumo

O presente trabalho buscou analisar a implementação da Anatomia Palpatória como metodologia de interação entre os conteúdos teóricos da anatomia do sistema musculoesquelético e a prática clínica no contexto do ensino de Anatomia Humana, a partir das perspectivas dos discentes do primeiro período do curso de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Campus Macaé (UFRJ-Macaé). As atividades de Anatomia Palpatória foram inseridas na disciplina de Anatomia Humana e, ao final do semestre, um questionário de percepção foi distribuído para ser respondido pelos estudantes. Sobre o total de participantes (144 discentes), 84,71% concordaram que houve contribuição das sessões no aprendizado da disciplina e 72,22% relataram aumento do interesse pelo tema, resultados que estão de acordo com as Diretrizes Curriculares de 2014. Por outro lado, houve críticas ao tempo curto dedicado à atividade e ao número de sessões. Embora a estrutura curricular atual dos cursos de medicina dificulte a prática de abordagens multimodais, incentiva-se a inserção da Anatomia Palpatória como estratégia de ensino da Anatomia Humana e como habilidade a ser desenvolvida e praticada ao longo da formação médica, dada a sua relevância na performance de um bom exame físico e no raciocínio clínico.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Izabel Feitosa da Mata Leite, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Macaé/RJ
    Graduanda em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro Campus Macaé/RJ – Brasil. E-mail: izabelfmleite@gmail.com.
  • Gabrielle Grijó e Silva, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Macaé/RJ
    Graduada em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro Campus Macaé/RJ – Brasil. E-mail: gabriellegrijo@gmail.com.
  • Jorge Reis Cupertino Filho, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Macaé/RJ
    Graduado em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro Campus Macaé/RJ – Brasil. E-mail: jorgecupertino17@gmail.com.
  • Vivian de Oliveira Sousa Corrêa, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Macaé/RJ
    Doutora em Ciências Morfológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2009). Professora Associada da Universidade Federal do Rio de Janeiro Campus Macaé/RJ – Brasil. E-mail: sousa.vo@gmail.com.

Referências

BENNINGER, B. Google Glass, ultrasound and palpation: The anatomy teacher of the future? Clin. Anat., v. 28, n. 2, p. 152-155, 2015. DOI: https://doi.org/10.1002/ca.22480. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1002/ca.22480. Acesso em: 31 out. 2022.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Superior. Resolução nº. 3 de 20 de junho de 2014. Institui diretrizes curriculares nacionais do curso de graduação em Medicina e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, seção 1, p. 8-11, 2014.

CHINNAH, T. I.; DE BERE, S. R.; COLLETT, T. Students’ views on the impact of peer physical examination and palpation as a pedagogic tool for teaching and learning living human anatomy. Medical Teach., v. 33, n. 1, e.27-36, 2011. DOI: https://doi.org/10.3109/0142159X.2011.530313. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/citedby/10.3109/0142159X.2011.530313?. Acesso em: 31 out. 2022.

DAMASCENO, S. A. N.; CÓRIA-SABINI, M. A. Ensinar e aprender: saberes e práticas de professores de anatomia humana. Rev. Psicopedagogia, v. 20, n. 63, p. 243-254, 2003. Disponível em: https://www.revistapsicopedagogia.com.br/detalhes/286/ensinar-e-aprender--saberes-e-praticas-de-professores-de-anatomia-humana. Acesso em: 31 out. 2022.

EBERMAN, L. E.; FINN, M. E. Enhancing clinical evaluation skills: palpation as the principal skill. Athletic Training Education Journal, v. 5, n. 4, p. 170-175, 2010. DOI: https://doi.org/10.4085/1947-380X-5.4.170. Disponível em: https://meridian.allenpress.com/atej/article/5/4/170/60909/Enhancing-Clinical-Evaluation-Skills-Palpation-as. Acesso em: 31 out. 2022.

ESTEVES, J. E.; SPENCE, C. Developing competence in diagnostic palpation: Perspectives from neuroscience and education. International Journal of Osteopathic Medicine, v. 17, n. 1, p. 52-60, 2014. DOI: https://doi.org/10.1016/j.ijosm.2013.07.001. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1746068913000977?via%3Dihub. Acesso em: 31 out. 2022.

HAMM, R. M. et al. Effects of using an abdominal simulator to develop palpatory competencies in 3rd year medical students. BMC Medical Education, 2021. DOI: https://doi.org/10.1186/s12909-022-03126-y. Disponível em: https://bmcmededuc.biomedcentral.com/articles/10.1186/s12909-022-03126-y. Acesso em: 31 out. 2022.

LAWRANCE, S. E.; VOLL, C. A.; JOCHUM, J. E. Enhancing palpation skills through the use of stereognosis drills. Athl Train Educ J, v. 11, n. 3, p. 146-151, 2016. Disponível em: https://meridian.allenpress.com/atej/article/11/3/146/60717/Enhancing-Palpation-Skills-Through-the-Use-of. Acesso em: 31 out. 2022.

MENDONÇA, C. R et al. Human anatomy: Teaching-learning experience of a support teacher and a student with low vision and blindness. Anat Sci Educ., v. 14, n. 5, p. 682-692, 2021. DOI: https://doi.org/10.1002/ase.2058. Disponível em: https://anatomypubs.onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1002/ase.2058. Acesso em: 31 out. 2022.

MOORE, K. L.; DALLEY, A. F.; ARGUR, A. M. R. Anatomia orientada para a clínica. 7. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2014.

MORAES, G. A.; CAPELLI, J. C. S.; CORREA, V. O. S. O processo de (re)organização da disciplina anatomia humana do aparelho locomotor para receber o primeiro estudante surdo da escola de medicina da UFRJ-Macaé. Vértices (Campos dos Goitacazes), v. 22, n. 3, p. 485-500, 2020. DOI: https://doi.org/10.19180/1809-2667.v22n32020p485-500. Disponível em: https://essentiaeditora.iff.edu.br/index.php/vertices/article/view/15551. Acesso em: 31 out. 2022.

MULKERN, J. B. Navigating medical education reform: Charting a course through changing landscapes of technology, pedagogy, and content. Boston: University Wheelock College of Education and Human Development, 2019. Disponível em: https://open.bu.edu/handle/2144/36010. Acesso em: 31 out. 2022.

NASCIMENTO, C. O.; SOUZA, C. G.; CORRÊA, V. O. S. Percepção dos alunos de medicina sobre a criação de um atlas fotográfico de anatomia humana com peças cadavéricas. Interdisciplinary Journal of Health Education, v. 2, n. 2, p. 81-88, 2017. DOI: https://doi.org/10.4322/ijhe.2017.001. Disponível em: https://ijhe.emnuvens.com.br/ijhe/article/view/342. Acesso em: 31 out. 2022.

REIS, C. et al. Avaliação da percepção de discentes do curso médico acerca do estudo anatômico. Rev Bras de Educ Med, v. 37, n. 3, p. 350-358, 2013. DOI: https://doi.org/10.1590/S0100-55022013000300007. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbem/a/5j67Z3GZnCH6BgpPRrSWPBB/abstract/?lang=pt. Acesso em: 31 out. 2022.

SALBEGO, C. et al. Percepções acadêmicas sobre o ensino e a aprendizagem em anatomia humana. Rev Bras Educ Med, v. 39, n. 1, p. 23-31, 2015. DOI: https://doi.org/10.1590/1981-52712015v39n1e00732014. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbem/a/Q6LD8WKhBvz6nmBxrQ8nHpJ/abstract/?lang=pt. Acesso em: 31 out. 2022.

SANTOS, K. C. et al. A vivência e o aprendizado na monitoria de anatomia palpatória. Brazilian Journal of Development, v. 6, n. 2, p. 6855-6860, 2020. DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n2-110. Disponível em: https://brazilianjournals.com/ojs/index.php/BRJD/article/view/6811. Acesso em: 31 out. 2022.

SINGH, K. et al. Teaching anatomy using an active and engaging learning strategy. BMC Medical Education, v. 19, n. 1, p. 149-157, 2019. DOI: https://doi.org/10.1186/s12909-019-1590-2. Disponível em: https://bmcmededuc.biomedcentral.com/articles/10.1186/s12909-019-1590-2. Acesso em: 31 out. 2022.

SOUZA, R. B. et al. Eficacia del entrenamiento teórico-práctico en anatomía palpatoria empleada a los estudiantes de la carrera de Fisioterapía. Interdisciplinary Journal of Health Education, v. 22, n. 3, p. 195-200, 2004. DOI: http://dx.doi.org/10.4067/S0717-95022004000300004. Disponível em: http://www.scielo.cl/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0717-95022004000300004&lng=es&nrm=iso. Acesso em: 31 out. 2022.

Publicado

25-11-2022

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

LEITE, Izabel Feitosa da Mata; SILVA, Gabrielle Grijó e; CUPERTINO FILHO, Jorge Reis; CORRÊA, Vivian de Oliveira Sousa. Anatomia palpatória como estratégia de interação entre os conteúdos teóricos da Anatomia do Sistema Locomotor e a prática clínica no primeiro período do curso de medicina. Revista Vértices, [S. l.], v. 24, n. 3, p. 847–861, 2022. DOI: 10.19180/1809-2667.v24n32022p847-861. Disponível em: https://editoraessentia.iff.edu.br/index.php/vertices/article/view/16310.. Acesso em: 22 nov. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)