Diálogos e Reflexões sobre a Concepção de Ensino Politécnico nas Aulas de Artes: desafios e possibilidades
DOI:
https://doi.org/10.19180/1809-2667.v19n12017p7-24Palavras-chave:
Ensino contemporâneo da Arte, Politecnia, Formação estética, Educação para o trabalhoResumo
O presente artigo tem por objetivo refletir sobre as questões que dizem respeito à formação estética a partir do ensino contemporâneo da Arte numa escola onde a proposta de educação se funda nos pressupostos marxistas de educação. O nosso trabalho se propõe a realizar um estudo teórico sobre a politecnia a fim de apontar as possibilidades e impossibilidades de se trabalhar nessa perspectiva fazendo-a dialogar com o atual modelo de ensino de Arte dos últimos tempos. Nesse sentido, procurou-se analisar em que medida é possível a formação omnilateral do indivíduo, ou seja, uma formação multilateral e integral do ser humano, e como o ensino de arte pode se engajar nesse processo. Com isso, se estará buscando uma formação que possibilite a produção e fruição de três dimensões, a saber: da ciência, da arte e da técnica.Downloads
Referências
ADORNO, Theodor W. Educação e Emancipação. 3ª ed. São Paulo: Paz e Terra. Tradução de Wolfgang Leo Maar, 2000.
ADORNO, T.W.; HORKHEIMER, M. Dialética do esclarecimento: fragmentos filosóficos. Rio de Janeiro: Zahar, 1985.
BARBOSA, Ana Mae.(org.) Inquietações e mudanças no ensino da Arte. São Paulo: Ed Cortez, 2002.
________. (org.) Arte-Educação: leitura no subsolo. São Paulo: Editora Cortez,1997.
BITTENCOURT, Cândida Alayde de Carvalho. Arte e educação: da razão instrumental à racionalidade emancipatória. 1ª ed. (2004), 3ª reimpr. /Curitiba: Juruá, 2009.
BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Parâmetros curriculares nacionais: arte: 1° e 2º ciclos / Secretaria de Educação Fundamental. 2. ed. Rio de Janeiro, RJ: DP&A, 2000.
CIAVATTA, M. Trabalho como Princípio Educativo. Dicionário de Educação Profissional em Saúde. Rio de Janeiro: Fundação FioCruz, 2008.
FERRAZ, M. Heloisa e FUSARI, M.F. Metodologia do Ensino da Arte. São Paulo: Cortez, 1993.
FISCHER, Ernest. A necessidade da arte. Rio de janeiro: Guanabara, 1987.
FRIGOTTO, G.; CIAVATTA, M.; RAMOS, M. O trabalho como princípio educativo no projeto de educação integral de trabalhadores – Excertos In: COSTA, Hélio da e CONCEIÇÃO, Martinho. Educação Integral e Sistema de Reconhecimento e certificação educacional e profissional. São Paulo: Secretaria Nacional de Formação – CUT, 2005.
HOKHEIMER, M. Teoria Tradicional e Teoria Crítica. Os Pensadores. São Paulo, Abril Cultural, 1980
JUNIOR, J. S. Omnilateralidade. Dicionário de Educação Profissional em Saúde. Rio de Janeiro: Fundação FioCruz, 2008.
JUNIOR, João Francisco Duarte. Por que arte-educação? 22ª Edição. Papirus Editora. Coleção Ágere. São Paulo, 2012.
MARX, K. O Capital: crítica da economia política. São Paulo: Nova Cultural. Livro I, Tomo I, 1985.
MARX, Karl. Textos sobre Educação e ensino. 4ª ed. São Paulo. Centauro, 2004.
médio. Brasília: MEC/Inep, 2006.
REIS, Ronaldo Rosas. Educação e Estética: ensaios críticos sobre arte e formação humana no pós-modernismo. SP – Cortez, 2005.
SAVIANI, D. O choque teórico da Politecnia. In: Trabalho, educação e saúde. Fiocruz. Rio de Janeiro, 1(1):131-152, 2003.
SAVIANI, D; DUARTE, N. (Orgs.) Pedagogia histórico-crítica e luta de classes na educação escolar. Campinas: Autores associados, 2012.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores do manuscrito submetido à revista Vértices, representados aqui pelo autor correspondente, concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem sem ônus financeiro à revista Vértices o direito de primeira publicação.
Simultaneamente o trabalho está licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite copiar e redistribuir os trabalhos por qualquer meio ou formato, e também para, tendo como base o seu conteúdo, reutilizar, transformar ou criar, com propósitos legais, até comerciais, desde que citada a fonte.
Os autores não receberão nenhuma retribuição material pelo manuscrito e a Essentia Editora irá disponibilizá-lo on-line no modo Open Access, mediante sistema próprio ou de outros bancos de dados.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada na revista Vértices (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
Os autores têm permissão e são estimulados a divulgar e distribuir seu trabalho online na versão final (posprint) publicada pela revista Vértices em diferentes fontes de informação (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer tempo posterior à primeira publicação do artigo.
A Essentia Editora poderá efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, contando com a anuência final dos autores.
As opiniões emitidas no manuscrito são de exclusiva responsabilidade do(s) autor(es).