Memória em movimento: A construção do projeto de uma escola do campo
DOI:
https://doi.org/10.5935/1809-2667.20040009Palabras clave:
Educação do campo, Movimentos sociais, Políticas públicas, Desenvolvimento do campoResumen
O presente trabalho sistematiza uma experiência de participação compromissada, vivenciada no período de 1999 a 2003 por um grupo de trabalhadores do assentamento Zumbi dos Palmares no Município de Campos dos Goytacazes junto a outras entidades: Comissão Pastoral da Terra (CPT), à Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF) e ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). Tal iniciativa objetiva contribuir para a implantação de uma Escola do Campo contextualizada em um projeto popular de desenvolvimento do campo. A experiência foi permeada por uma metodologia participativa concretizada em reuniões, seminários e mobilizações, representando momentos significativos de construção coletiva de conhecimento, visando à edificação efetiva de uma educação que valoriza a cultura e a identidade do campo. Dois anos depois, esse artigo constitui um registro histórico que poderá facilitar a construção de outras estratégias para concretização do projeto.Descargas
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