Memória em movimento: A construção do projeto de uma escola do campo

Autores/as

  • Carolina de Cássia Ribeiro de Abreu Faculdade de Medicina de Campos
  • Silvia Alicia Martinez Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro

DOI:

https://doi.org/10.5935/1809-2667.20040009

Palabras clave:

Educação do campo, Movimentos sociais, Políticas públicas, Desenvolvimento do campo

Resumen

O presente trabalho sistematiza uma experiência de participação compromissada, vivenciada no período de 1999 a 2003 por um grupo de trabalhadores do assentamento Zumbi dos Palmares no Município de Campos dos Goytacazes junto a outras entidades: Comissão Pastoral da Terra (CPT), à Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF) e ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). Tal iniciativa objetiva contribuir para a implantação de uma Escola do Campo contextualizada em um projeto popular de desenvolvimento do campo. A experiência foi permeada por uma metodologia participativa concretizada em reuniões, seminários e mobilizações, representando momentos significativos de construção coletiva de conhecimento, visando à edificação efetiva de uma educação que valoriza a cultura e a identidade do campo. Dois anos depois, esse artigo constitui um registro histórico que poderá facilitar a construção de outras estratégias para concretização do projeto.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Carolina de Cássia Ribeiro de Abreu, Faculdade de Medicina de Campos
    Mestre em Políticas Sociais/UENF; professora da Faculdade de Medicina de Campos.
  • Silvia Alicia Martinez, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro
    Doutora em Educação PUC/Rio; Professora Associada da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

Referencias

CALDART, R. S.; CERIOLI, P. R. Por uma educação básica do campo. Texto para reflexão e debate. Versão preliminar. 1998. (mimeo.) 21p.

ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA. Prazer em conhecer, alegria em conviver. Coleção Alternância educativa e desenvolvimento local, n. 1, 2002. 43 p.

FREIRE, P. Pedagogia da indignação: Cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: Unesp, 2000, 134p.

KOLLING, E. J.; NELY, I.; MOLINA, M. C. Por uma educação básica do campo: memória. Unb, n. 1, 1999. 96p.

MST. Como fazemos a escola de educação fundamental. Caderno de Educação, n. 9. 1999. 48p.

MST. Pedagogia da Terra: acompanhamento às escolas. Boletim de Educação n. 8, jul. 2001. 64 p.

TORRES SANTOMÉ, J. Política educativa, multiculturalismo e práticas culturais democráticas nas salas de aula. Revista Brasileira de Educação, n. 4, jan/fev/mar/abr, 1997.

VENDRAMINI, Célia Regina. Terra, trabalho e educação: experiências sócio-educativas em assentamentos do MST. Ijuí: UNIJUÍ, 2000. 232 p.

ZINGA, M. R. M. Discutindo a questão da representação política entre os beneficiários da reforma agrária: um estudo de caso sobre construção de organizações de base no assentamento Zumbi dos Palmares, Campos dos Goytacazes, RJ. (Monografia de Conclusão de Graduação), UENF/CCH, fev. 2002, 57 p.

Número

Sección

Artículos Originales

Cómo citar

ABREU, Carolina de Cássia Ribeiro de; MARTINEZ, Silvia Alicia. Memória em movimento: A construção do projeto de uma escola do campo. Revista Vértices, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 39–56, 2010. DOI: 10.5935/1809-2667.20040009. Disponível em: https://editoraessentia.iff.edu.br/index.php/vertices/article/view/1809-2667.20040009.. Acesso em: 22 nov. 2024.