Quando a instituição escolar contribui para a violência: um olhar sobre os portadores de transtornos de aprendizagem

Autores/as

  • Maria Lúcia Moreira Gomes

DOI:

https://doi.org/10.5935/1809-2667.20120022

Palabras clave:

Transtornos de aprendizagem. Violência na escola.

Resumen

Falar sobre violência na escola parece investir em assunto corriqueiro e com ares de modernidade, atribuindo a esta o sentido de um problema que se agiganta. No entanto, podemos afirmar que a escola não está dando conta de seus alunos reais porque ela continua sendo a escola ideal para alunos ideais. Estudos comprovam que as dificuldades de aprendizagem trazem em seu bojo, no caso específico dos transtornos de aprendizagem, um fator importante a ser considerado que é o desconhecimento do assunto por parte dos educadores. Este fato, aliado a situações de bulling, é, comprovadamente, um dos fatores desencadeadores da violência escolar.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Publicado

26-10-2012

Número

Sección

Artículos Originales

Cómo citar

GOMES, Maria Lúcia Moreira. Quando a instituição escolar contribui para a violência: um olhar sobre os portadores de transtornos de aprendizagem. Revista Vértices, [S. l.], v. 14, n. 1 Especial, p. 219–229, 2012. DOI: 10.5935/1809-2667.20120022. Disponível em: https://editoraessentia.iff.edu.br/index.php/vertices/article/view/1809-2667.20120022.. Acesso em: 22 nov. 2024.