A perspectiva e perfil dos professores participantes do programa de internacionalização “Global Classes” da PUCPR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19180/1809-2667.v27n12025.23415

Palavras-chave:

Internacionalização em casa, professor, Instituições de Ensino Superior

Resumo

O presente artigo aborda a temática da internacionalização em casa, tendo como objetivo principal entender as perspectivas e traçar o perfil dos docentes envolvidos no programa Global Classes, que proporciona disciplinas ministradas em uma língua estrangeira, em uma universidade do sul do Brasil. Para isso, foi realizada pesquisa bibliográfica e documental, seguida pela elaboração de um questionário semiestruturado online para os professores participantes do programa. A partir da análise dos dados coletados, foi possível aferir como se deu a implementação do programa na instituição e articulá-la com o perfil dos professores. Notou-se que a maioria já são profissionais experientes e apresentam bastante interesse na área. Entretanto, muitos ainda não sentem seguros para ministrar uma disciplina inteiramente na língua adicional, o que pode estar relacionado a uma falta de confiança em seus conhecimentos linguísticos e desconhecimento de teóricos na área. Dessa forma, destaca-se a importância de adotar uma perspectiva que descentralize o falante nativo. Acredita-se que tenha sido possível observar a maneira como o programa proposto pela universidade tem se desenvolvido, ampliando a pesquisa na área da internacionalização na Educação Superior.

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Biografia do Autor

  • Nicole Nascimento Santos Gomes
    Licenciada em Letras Português-Inglês pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) – Curitiba, PR – Brasil. E-mail: nicole.nascimento@pucpr.edu.br.
  • Karina Aires Reinlein Fernandes, Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Curitiba/PR
    Doutora em Linguística Aplicada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Professora da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) – Curitiba, PR – Brasil. E-mail: karina.reinlein@pucpr.br. 

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Publicado

17-10-2025

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

GOMES, Nicole Nascimento Santos; FERNANDES, Karina Aires Reinlein. A perspectiva e perfil dos professores participantes do programa de internacionalização “Global Classes” da PUCPR. Revista Vértices, [S. l.], v. 27, n. 1, p. e27123415, 2025. DOI: 10.19180/1809-2667.v27n12025.23415. Disponível em: https://editoraessentia.iff.edu.br/index.php/vertices/article/view/23415.. Acesso em: 18 out. 2025.