A perspectiva e perfil dos professores participantes do programa de internacionalização “Global Classes” da PUCPR
DOI:
https://doi.org/10.19180/1809-2667.v27n12025.23415Palavras-chave:
Internacionalização em casa, professor, Instituições de Ensino SuperiorResumo
O presente artigo aborda a temática da internacionalização em casa, tendo como objetivo principal entender as perspectivas e traçar o perfil dos docentes envolvidos no programa Global Classes, que proporciona disciplinas ministradas em uma língua estrangeira, em uma universidade do sul do Brasil. Para isso, foi realizada pesquisa bibliográfica e documental, seguida pela elaboração de um questionário semiestruturado online para os professores participantes do programa. A partir da análise dos dados coletados, foi possível aferir como se deu a implementação do programa na instituição e articulá-la com o perfil dos professores. Notou-se que a maioria já são profissionais experientes e apresentam bastante interesse na área. Entretanto, muitos ainda não sentem seguros para ministrar uma disciplina inteiramente na língua adicional, o que pode estar relacionado a uma falta de confiança em seus conhecimentos linguísticos e desconhecimento de teóricos na área. Dessa forma, destaca-se a importância de adotar uma perspectiva que descentralize o falante nativo. Acredita-se que tenha sido possível observar a maneira como o programa proposto pela universidade tem se desenvolvido, ampliando a pesquisa na área da internacionalização na Educação Superior.Downloads
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