Jogos digitais e Aprendizagem Híbrida na aprendizagem de idiomas: um estudo de caso com alunos do Ensino Médio

Autores

  • Elaine Teixeira da Silva Centro Universitário São José de Itaperuna (UniFSJ), Itaperuna/RJ

DOI:

https://doi.org/10.19180/1809-2667.v19n12017p25-34

Palavras-chave:

Aprendizagem Híbrida, Idiomas, Jogos digitais

Resumo

O ensino de idiomas nos dias atuais conta com uma das ferramentas oferecidas com o advir tecnológico digital, os jogos digitais. Esse objeto é usado pela grande maioria dos alunos e seu modo atrativo permite que o aprendizado seja significante. Esse método de aprender pode ser considerado como um item de Aprendizagem Híbrida uma vez que os alunos utilizam os jogos para aprender sem a presença física do professor, favorecendo, porém, o aprendizado presencial. Para a constatação dos jogos digitais como ferramenta para o ensino de idiomas e para a Aprendizagem Híbrida, formulou-se um questionário no Google Forms contendo quatro perguntas relativas ao tema deste estudo, o qual foi compartilhado entre 67 entrevistados. É uma pesquisa quantitativa apoiada nas contribuições de Kenski (2007), Mattar (2011), Mendes (2011), Prensky (2012), Tori (2010) entre outros.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Elaine Teixeira da Silva, Centro Universitário São José de Itaperuna (UniFSJ), Itaperuna/RJ
    Especialista em Ensino de Língua Espanhola (UCAM) e Especialista em Estudos de Língua Portuguesa e de Literatura Brasileira (UniFSJ). Professora da SEEDUC/RJ – Campos dos Goytacazes/RJ e do Centro Universitário São José de Itaperuna (UniFSJ) – Itaperuna/RJ – Brasil. Email: elaine.ts@gmail.com.  

Referências

ALLAN, Luciana. Escola.com: como as novas tecnologias estão transformando a educação na prática. Barueri, SP: Figurati, 2015.

KENSKI, Vani Moreira. Educação e tecnologias: O novo ritmo da informação. Campinas, SP: Papirus, 2007.

LIMA, Marcos Túlio da Silva. Jogo Digital como ferramenta de apoio ao ensino aprendizagem de língua estrangeira moderna para crianças. In: SBIE, 2007. Anais... p.146-149. Disponível em:< http://www.br-ie.org/pub/index.php/sbie/article/view/643/629> Acesso em 12 maio 2016.

MATTAR João. Guia de educação á distância. São Paulo: Cengage Learning, 2011. Portal Educação.

MENDES, Thiago G. Jogos digitais como objeto de aprendizagem: apontamentos para uma metodologia de desenvolvimentos. Disponível em<http://www.sbgames.org/sbgames2011/proceedings/sbgames/papers/art/full/92067.pdf>. Acesso em: 22 nov.2015.

PRENSKY, Marc. Aprendizagem baseada em jogos digitais. Tradução de Eric Yamagute; revisão técnica de Romero Tori e Denio Di Lascio. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2012.

SANTANA, Bianca. Materiais didáticos digitais e recursos educacionais abertos. In: SANTANA, Bianca; ROSSINI, Carolina; PRETTO, Nelson De Lucca (Org.). Recursos Educacionais Abertos: práticas colaborativas políticas públicas. 1. ed., 1 imp. Salvador: Edufba; São Paulo: Casa da Cultura Digital, 2012.

TORI, Romero. Educação sem distância: as tecnologias interativas na redução de distâncias em ensino e aprendizagem. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2010.

TUMOLO, Celso. Recursos digitais e aprendizagem de inglês como língua estrangeira. Ilha do Desterro, Florianópolis, n. 66, p.203-238, jan./jun. 2014. Disponível em: < https://periodicos.ufsc.br/index.php/desterro/article/view/2175-8026.2014n66p203/27363>. Acesso em: 12 maio 2016.

Downloads

Publicado

03-07-2017

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

TEIXEIRA DA SILVA, Elaine. Jogos digitais e Aprendizagem Híbrida na aprendizagem de idiomas: um estudo de caso com alunos do Ensino Médio. Revista Vértices, [S. l.], v. 19, n. 1, p. 25–34, 2017. DOI: 10.19180/1809-2667.v19n12017p25-34. Disponível em: https://editoraessentia.iff.edu.br/index.php/vertices/article/view/6186.. Acesso em: 21 dez. 2024.