Estabelecimento de matriz de avaliação de risco de acidentes na colheita florestal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19180/1809-2667.v21n22019p249-260

Palavras-chave:

Processo produtivo, Segurança do trabalho, Técnicas e operações florestais

Resumo

Na atividade de colheita florestal, independentemente do grau de mecanização, o trabalho humano estará sempre presente, o que exige o planejamento adequado para diminuir os índices de acidentes e de doenças ocupacionais que se acumularam no Brasil. No período de 2007 a 2016, ocorreu o total de 18.934 registros em atividades de floresta plantada no país. Apesar da variedade de técnicas de avaliação de risco disponíveis na literatura, o setor florestal, em especial a colheita florestal, carece do processo próprio que possa realizar esse planejamento e que seja de fácil compreensão e aplicação. Dessa forma, objetivou-se com esta pesquisa estabelecer a matriz como ferramenta de apoio para avaliação do nível de risco, que inclui a análise da frequência da atividade, probabilidade do evento de risco e gravidade da lesão, conforme parâmetros nacionais já observados. A construção da matriz utilizou como métodos estudo de pesquisadores brasileiros e norma britânica de gestão de segurança e saúde no trabalho. Como resultado, obteve-se uma matriz com quatro classificações de risco: baixo, moderado, alto e crítico, distribuídos em pontuações que variam de 1 a 36, de forma a estabelecer um processo de avaliação de risco que considere frequência da atividade e probabilidade e gravidade do acidente.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Wanderson Lyrio Bermudes, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo Campus Vitória, Vitória/ES
    Doutor em Engenharia Florestal pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santos Campus Vitória/ES – Brasil. E-mail: wbermudes@ifes.edu.br.
  • Luciano José Minette, Universidade Federal de Viçosa (UFV) –Viçosa/MG
    Doutor em Ciência Florestal pela Universidade Federal de Viçosa (1995). Professor associado IV da Universidade Federal de Viçosa (UFV) –Viçosa/MG – Brasil. E-mail: minette@ufv.br.
  • Amaury Paulo Souza, Universidade Federal de Viçosa –Viçosa/MG
    Doutor em Ciência Florestal/Exploração Florestal/Ergonomia pela University of British Columbia (1984). Professor titular da Universidade Federal de Viçosa –Viçosa/MG – Brasil. E-mail: amaury@ufv.br.  

Publicado

20-09-2019

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Estabelecimento de matriz de avaliação de risco de acidentes na colheita florestal. Revista Vértices, [S. l.], v. 21, n. 2, p. 249–260, 2019. DOI: 10.19180/1809-2667.v21n22019p249-260. Disponível em: https://editoraessentia.iff.edu.br/index.php/vertices/article/view/11821.. Acesso em: 27 abr. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)