Análise do atendimento de normativas do Ministério do Trabalho em uma lavanderia industrial têxtil no município de São Gabriel da Palha/ES
DOI:
https://doi.org/10.19180/1809-2667.v19n12017p147-161Palavras-chave:
Trabalho, Regulamentação, TêxtilResumo
Esta pesquisa tem como objetivo apresentar uma análise do atendimento aos requisitos legais aplicáveis em matéria de segurança e saúde do trabalho, utilizando 7 normas regulamentadoras do MTE, em uma lavanderia têxtil localizada na cidade de São Gabriel da Palha/ES, Brasil, em 2013. A pesquisa utilizada foi do tipo exploratório para as atividades de campo, bibliográfico e qualitativo por meio de entrevista, análise de documentos e inspeção no local de trabalho. Os resultados apontaram condições de segurança do trabalho insatisfatórias, uma vez que o índice de não conformidade do cumprimento aos requisitos das normas é alto. O estudo sugere a elaboração de um plano de trabalho para atendimento aos requisitos normativos.Downloads
Referências
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DA INDÚSTRIA TÊXTIL E DE CONFECÇÃO. ABIT, Cenários, Desafios, Perspectivas e Demandas, 2013, Brasília. Disponível em: . Acesso em: 1 jun. 2014.
BEZERRA, F. F. N.; MONTEIRO, M. do S. L. Sistema de gestão ambiental ou produção mais limpa: estudo de caso nas indústrias de confecções com lavanderia, Teresina, Piauí. REDE-Revista Eletrônica do PRODEMA, v. 3, n. 1, 2009.
BRAGA, C. T. S. Ferramentas para verificação de conformidade de instalações e serviços em eletricidade à norma regulamentadora 10. Monografia (Graduação em Engenheira Elétrica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. 2008.
BRASIL. Portaria 3.214/78, de 08 de Junho de 1978. Aprova as normas regulamentadoras (NR) do Capítulo V do Título II, da Consolidação das Leis do Trabalho, relativas à Segurança e Medicina do Trabalho.. 57 ed. São Paulo: Atlas, 2005. p. 20-21. (Lex: Manuais de legislação atlas)
BRITO, G. A. Sustentabilidade: um desafio para as lavanderias industriais. REDIGE, v. 4, n. 2, 2013.
CARLOS, C. A. L. V. Análise do envelhecimento funcional precoce em funcionários de lavanderias terceirizadas–Belo Horizonte-MG. Dissertação (Mestrado – Economia doméstica) - Universidade Federal de Viçosa, 2009.
CARVALHO, I. C. Avaliando a motivação para o trabalho: um estudo na Lavanderia Lavexpress. Monografia (Graduação em Administração) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014.
GORINI, A. P. F. Panorama do setor têxtil no brasil e no mundo: reestruturação e perspectivas. Fórum de Competitividade do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, BNDES Setorial, Rio de Janeiro, n. 12, p. 17-50, 2000. Disponível em: <http://www.bndespar.gov.br/SiteBNDES/export/sites/default/bndes_pt/Galerias/Arquivos/conhecimento/bnset/set1202.pdf>. Acesso em 10 abr. 2014.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. IBGE. Produto Interno Bruto dos Municípios 2004-2008. Disponível em: . Acesso em: 11 dez. 2010.
LOPES, C. S. D. Análise Ambiental da fase de acabamento do jeans. INTERFACHES – Revista de Saúde, Meio Ambiente e Sustentabilidade, São Paulo, v.6, n.2, p.87-101, 2011.
MAFRA, S. C. T. SILVA, V. E.; CARLOS, C. A. L. V. Envelhecimento funcional precoce dos trabalhadores de uma lavanderia sob o enfoque dos riscos físicos e ergonômicos. Revista INGEPRO, v.3, n.8, p. 21 – 31, 2011.
MIRANDA, C. R.; DIAS, C. R. PPRA/PCMSO: auditoria, inspeção do trabalho e controle social. Rio de Janeiro: Fundação Oswaldo Cruz, Escola Nacional de Saúde Pública, 2004.
OLIVEIRA, M. F. T., VENTURA, A. F. CIPA – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes. In: SIMPÓSIO DE ENSINO E GRADUAÇÃO, 6., 2008. UNIMEP.
OLIVEIRA, J. C. de. Segurança e Saúde no Trabalho: uma questão mal compreendida. São Paulo Perspectiva [online], v. 17, n.2, p. 03 -12, 2003.
PEQUINI, P.; BRASILEIRO, C.; SILVEIRA, C.. Avaliação ergonômica dos postos de trabalho dos Funcionários de uma lavanderia industrial. In: SIMPEP, 13., 2006, São Paulo.
POLLI, A. Gerenciamento de impactos ambientais em lavanderias têxteis. Revista Brasileira de Gestão Ambiental,, v. 7, n. 2, p. 12-18, 2013.
QUEIROZ, J. C.; REGINO, F. A. A relação dialética entre saúde e condições de trabalho: uma análise no setor de uma lavanderia hospitalar e industrial. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ECONOMIA DOMÉSTICA, 12., 2012, UFC.
RAMOS, L. M. A.; BAGNATO, M. H. S. Considerações sobre a proposta educativa de prevenção da AIDS em locais de trabalho da Coordenação Nacional de DST/AIDS (CN-DST/AIDS) do Ministério da Saúde. ETD-Educação Temática Digital, v. 4, n. 1, p. 1-9, 2008.
RODRIGUES, E. F. et al. A Interferência do Arranjo Físico nas Operações de uma Lavanderia Industrial. In: SEGET SIMPÓSIO DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO E TECNOLOGIA, 9., 2012.
SCHMITT, S. Remoção de corante disperso não fixado de fibras de poliéster através de uso de enzimas oxidoredutases para redução de águas de lavação. Dissertação (Mestrado em Engenharia Ambiental) - Universidade Regional de Blumenau, FURB, Santa Catarina, 2010.
SILVA, H.; SILVA, M. Metodologia de Pesquisa. 3. Ed. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina, 2001.
ZOCCHIO, A. Segurança e saúde no trabalho como entender e cumprir as obrigações pertinentes. São Paulo: LTr, 2001.
ZOCCHIO, A. Prática da prevenção de acidentes: ABC da segurança do trabalho. 7. ed. São Paulo: LTr, 2002.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores do manuscrito submetido à revista Vértices, representados aqui pelo autor correspondente, concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem sem ônus financeiro à revista Vértices o direito de primeira publicação.
Simultaneamente o trabalho está licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite copiar e redistribuir os trabalhos por qualquer meio ou formato, e também para, tendo como base o seu conteúdo, reutilizar, transformar ou criar, com propósitos legais, até comerciais, desde que citada a fonte.
Os autores não receberão nenhuma retribuição material pelo manuscrito e a Essentia Editora irá disponibilizá-lo on-line no modo Open Access, mediante sistema próprio ou de outros bancos de dados.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada na revista Vértices (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
Os autores têm permissão e são estimulados a divulgar e distribuir seu trabalho online na versão final (posprint) publicada pela revista Vértices em diferentes fontes de informação (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer tempo posterior à primeira publicação do artigo.
A Essentia Editora poderá efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, contando com a anuência final dos autores.
As opiniões emitidas no manuscrito são de exclusiva responsabilidade do(s) autor(es).