Abordagem linguística das escritas criativas: um passeio pelos lugares onde a criatividade se manifesta

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19180/1809-2667.v25n22023.19124

Palavras-chave:

criatividade linguística, escrita criativa, produção de texto

Resumo

O presente artigo descreve o fenômeno da criatividade por meio de uma abordagem que privilegia os aspectos linguísticos para além do nível narrativo da descrição linguístico-literária, embasando-se nas principais teorias da Linguística. O conceito de criatividade linguística, fenômeno que só se manifesta na linguagem humana, é pouco explorado e conhecido dentro do campo das Letras, embora seja extremamente produtivo para as práticas de escrita, dentro e fora de sala de aula. Na primeira parte do artigo, discutem-se os conceitos de escrita, escrita criativa, criatividade e criatividade linguística; na segunda, discutem-se as relações entre as teorias linguísticas e a criatividade a partir dos conceitos de sintagma, paradigma, recursividade, mudança, variação e gramaticalização; na terceira parte, trazemos alguns apontamentos a partir das obras de Guimarães Rosa. Nas considerações finais, enfatizamos a ampliação do sentido de “criatividade” de modo a abarcar todas as produções textuais como meio de tornar mais expressivas essas produções. Este trabalho adotou a revisão de tipo bibliográfica como metodologia de pesquisa.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Washington Elias Paes, Universidade Federal Fluminense
    Assistente em administração no Instituto Federal Fluminense Campus Quissamã. Especialista em Literatura, Memória Cultural e Sociedade, pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense Campus Campos-Centro e aluno da Graduação em Letras da Universidade Federal Fluminense – Brasil. E-mail: wa.paes97@gmail.com.

Referências

ABREU, A. S. O design da escrita: redigindo com criatividade e beleza, inclusive ficção. Cotia, SP: Ateliê Editorial, 2008.

ALENCAR, E. M. L. S. Criatividade no contexto educacional: três décadas de pesquisa. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, v. 23, n. spe, p. 45-49, 2007. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-37722007000500008. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ptp/a/BdYTHTgkdgj9KpP8shwNPtK/?lang=pt. Acesso em: 12 fev. 2023.

ALENCAR, E. M. L. S.; FLEITH, D. S. Criatividade: Múltiplas perspectivas. 3. ed. Brasília: Editora UnB, 2003.

ANTUNES, C. A criatividade na sala de aula. Petrópolis: Vozes, 2009.

BAGNO, M. Não é errado falar assim! Em defesa do português brasileiro. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.

CEZARIO, M. M.; VOTRE, S. Sociolinguística. In: MARTELOTTA, M. E. (org.). Manual de linguística. São Paulo: Contexto, 2020. p. 141-156.

COSTA, M. A. Estruturalismo. In: MARTELOTTA, M. E. (org.). Manual de linguística. São Paulo: Contexto, 2020. p. 113-126.

COULMAS, F. Escrita e sociedade. 1. ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2014.

COUTINHO, E. F. Guimarães Rosa: um alquimista da palavra. In: ROSA, J. G. Ficção Completa. Vol. I. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1994. p. 11-24.

CRIATIVIDADE. In: Grande Dicionário Houaiss. São Paulo: UOL, 2022. Disponível em: https://houaiss.uol.com.br/corporativo/apps/uol_www/v6-0/html/index.php#0. Acesso em: 27 nov. 2022.

CUNHA, A. F. Funcionalismo. In: MARTELOTTA, M. E. (org.). Manual de linguística. São Paulo: Contexto, 2020. p. 157-176.

DUARTE, I. Uso da língua e criatividade. In: FONSECA, F. I.; DUARTE, I. M.; FIGUEIREDO, O. (org.). A linguística na formação do professor de Português. Porto: Centro de Linguística da Universidade do Porto, 2000. p. 107-123.

DUBOIS, J. et al. Dicionário de Linguística. 2. ed. São Paulo: Cultrix, 2014.

FRANCHI, C. Criatividade e gramática. São Paulo: SE/CENP, 1991.

FUZER, C. Realizações linguísticas e instanciação de gêneros na perspectiva sistêmico-funcional. Delta: Documentação e Estudos em Linguística Teórica e Aplicada, v. 34, n. 1, 2018. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/delta/article/view/38995. Acesso em: 12 fev. 2023.

HIGOUNET, C. História concisa da escrita. 10. ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2003.

KENEDY, E. Gerativismo. In: MARTELOTTA, M. E. (org.). Manual de linguística. São Paulo: Contexto, 2020. p. 127-140.

KENEDY, E. Curso básico de linguística gerativa. São Paulo: Contexto, 2013. 299 p.

MARCHIONI, R. Escrita criativa: da ideia ao texto. 1. ed. São Paulo: Contexto, 2021.

MARCUSCHI, L. A. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.

MASSAUD, M. Dicionário de termos literários. 12. ed. São Paulo: Cultrix, 2013.

MORAES, G. M. L.; ALENCAR, E. M. L. S. Percepção de professores de Língua Portuguesa sobre criatividade em produções textuais discentes. Estudos de Psicologia, Campinas, v. 32, n. 4, p. 743-753, out./dez. 2015. DOI: https://doi.org/10.1590/0103-166X2015000400017. Disponível em: www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-166X2015000400743&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 12 fev. 2023.

OLIVEIRA, Z. M. F. de. Fatores influentes no desenvolvimento do potencial criativo. Estudos de Psicologia, Campinas, v. 27, n. 1, p. 83-92, 2022. Disponível em: https://periodicos.puc-campinas.edu.br/estudos/article/view/7129. Acesso em: 12 fev. 2023.

PAES, W. E.; SILVA, C. M. D. As concepções de criatividade na Base Nacional Comum Curricular de Língua Portuguesa. Vértices (Campos dos Goitacazes), v. 23, n. 2, p. 425-436, 2021a. DOI: https://doi.org/10.19180/1809-2667.v23n22021p425-436. Disponível em: https://essentiaeditora.iff.edu.br/index.php/vertices/article/view/15943. Acesso em: 12 fev. 2023.

PAES, W. E.; SILVA, C. M. D. As ideias do linguista Carlos Franchi: linguagem, gramática e criatividade. Revista Educação Pública, v. 21, n. 8, 2021b. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/21/8/as-ideias-do-linguista-carlos-franchi-linguagem-gramatica-e-criatividade. Acesso em: 12 fev. 2023.

ROBINSON, K. Somos todos criativos: os desafios para desenvolver uma das principais habilidades do futuro. São Paulo: Benvirá, 2019.

RODRIGUES, F. L. F. A produção de texto na perspectiva da escrita criativa. Diálogo das Letras, Pau dos Ferros, v. 4, n. 1, p. 5-13, 2015. Disponível em: http://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/1289. Acesso em: 12 fev. 2023.

ROSA, J. G. A menina de lá. In: ROSA, J. G. Primeiras estórias. 49. reimp. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2001a. p. 67-72.

ROSA, J. G. Fita Verde no cabelo: nova velha estória. In: ROSA, J. G. Ave, palavra. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1985. p. 81-82.

ROSA, J. G. Partida do audaz navegante. In: ROSA, J. G. Primeiras estórias. 49. reimp. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2001b. p. 166-175.

SAUSSURE, F. Curso de Linguística Geral. São Paulo: Cultrix, 2006.

WEF. World Economic Forum. The Future of Jobs Report 2020. Disponível em: https://www3.weforum.org/docs/WEF_Future_of_Jobs_2020.pdf. Acesso em: 22 jan. 2023.

Publicado

06-06-2023

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

PAES, Washington Elias. Abordagem linguística das escritas criativas: um passeio pelos lugares onde a criatividade se manifesta. Revista Vértices, [S. l.], v. 25, n. 2, p. e25219124, 2023. DOI: 10.19180/1809-2667.v25n22023.19124. Disponível em: https://editoraessentia.iff.edu.br/index.php/vertices/article/view/19124.. Acesso em: 24 nov. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)