Formación continuado docente desde la perspectiva de la educación inclusiva

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.19180/1809-2667.v25n32023.21085

Palabras clave:

formación continuada del profesorado, educación profesional y tecnológica, educación inclusiva

Resumen

El propósito de este artículo es analizar los resultados de la aplicación del producto educativo, curso de educación continua, en la modalidad a distancia, denominado: Introducción a la Inclusión y Accesibilidad Pedagógica. El producto educativo está vinculado a la tesis desarrollada en el marco del Programa de Posgrado en Educación Profesional y Tecnológica – ProfEPT. La trayectoria metodológica de este estudio utilizó el enfoque cualitativo. En cuanto a la naturaleza y los objetivos, se clasifica como una investigación aplicada, de carácter exploratorio y descriptivo, utilizando los procedimientos de investigación bibliográfica y documental. Quince docentes fueron certificados, a través del Centro de Referencia de Tecnología, Información y Comunicación en Educación de IFFluminense, por su participación en el curso de Introducción a la Inclusión y Accesibilidad Pedagógica. Los resultados de la investigación bibliográfica y documental obtenida de la aplicación de instrumentos de recolección de datos corroboraron la necesidad de acciones dirigidas a la formación continua del profesorado, con miras a la implementación de una educación inclusiva.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Thauana Gomes Kort-Kamp, Universidade Federal Fluminense, Campos dos Goytacazes/RJ
    Mestra em Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFFluminense) (2023). Técnica em Assuntos Educacionais na Universidade Federal Fluminense – Campos dos Goytacazes/RJ – Brasil. E-mail: thauanagomes@id.uff.br.
  • Breno Fabrício Terra Azevedo , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFFluminense), Campos dos Goytacazes/RJ
    Doutor em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professor no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFFluminense) – Campos dos Goytacazes/RJ – Brasil. E-mail: brenoter@gmail.com.

Referencias

BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.

BORGES, M. C.; SILVA, M. C.; LEAL, S. G. A formação docente e o atendimento educacional especializado – mediação para inclusão educacional. Revista Educação e Políticas em Debate, v. 8, n. 2, p. 141-157, maio/ago. 2019. DOI: https://doi.org/10.14393/REPOD-v8n2a2019-51991. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/51991. Acesso em: 4 set. 2023.

BRASIL. Decreto nº 5.626, de 22 de dezembro de 2005. Regulamenta a Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais - Libras, e o art. 18 da Lei nº 10.098, de 19 de dezembro de 2000. Brasília, DF: Presidência da República, 2005. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2005/decreto/d5626.htm. Acesso em 4 set. 2023.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Institui as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, DF: Presidência da República, 1996. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm. Acesso em: 6 set. 2023.

BRASIL. Lei nº 12.772, de 28 de dezembro de 2012. Dispõe sobre a estruturação do Plano de Carreiras e Cargos de Magistério Federal; sobre a Carreira do Magistério Superior, de que trata a Lei nº 7.596, de 10 de abril de 1987; sobre o Plano de Carreira e Cargos de Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico e sobre o Plano de Carreiras de Magistério do Ensino Básico Federal, de que trata a Lei nº 11.784, de 22 de setembro de 2008; sobre a contratação de professores substitutos, visitantes e estrangeiros, de que trata a Lei nº 8.745 de 9 de dezembro de 1993; sobre a remuneração das Carreiras e Planos Especiais do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, de que trata a Lei nº 11.357, de 19 de outubro de 2006; altera remuneração do Plano de Cargos Técnico-Administrativos em Educação; altera as Leis nºs 8.745, de 9 de dezembro de 1993, 11.784, de 22 de setembro de 2008, 11.091, de 12 de janeiro de 2005, 11.892, de 29 de dezembro de 2008, 11.357, de 19 de outubro de 2006, 11.344, de 8 de setembro de 2006, 12.702, de 7 de agosto de 2012, e 8.168, de 16 de janeiro de 1991; revoga o art. 4º da Lei nº 12.677, de 25 de junho de 2012; e dá outras providências. Brasília, DF: Presidência da República, 2012. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/lei/l12772.htm. Acesso em: 3 set. 2023.

BRASIL. Lei nº 13.146, de 5 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Diário Oficial da União, Brasília, DF, 7 jul. 2015. Disponível em: https://pesquisa.in.gov.br/imprensa/jsp/visualiza/index.jsp?data=07/07/2015&jornal=1&pagina=2&totalArquivos=72. Acesso em: 4 set. 2023.

BRASIL. Lei nº 13.409, de 28 de dezembro de 2016. Altera a Lei nº 12.711, de 29 de agosto de 2012, para dispor sobre a reserva de vagas para pessoas com deficiência nos cursos técnico de nível médio e superior das instituições federais de ensino. Brasília, DF: Presidência da República, 2016. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2016/Lei/L13409.htm. Acesso em: 6 set. 2023.

BRASIL. Ministério da Educação. Resolução CNE/CP nº 1, de 6 de maio de 2022. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Profissional Técnica de Nível Médio (EPTNM – Formação). Brasília, DF: CNE/CP, 2022. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=236781-rcp001-22&category_slug=maio-2022-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 4 set. 2023.

BRASIL. Resolução do Conselho Superior nº 22, 2018. Regulamento do Programa de Pós Graduação em Educação Profissional e Tecnológica – PROFEPT. Disponível em: https://profept.ifes.edu.br/images/stories/ProfEPT/Turma_2018/Regulamento/Res_CS_22_2018_-_Regulamento.pdf. Acesso em: 5 set. 2023.

COSTA, V. A. Educação inclusiva, direitos humanos, formação docente e democratização da escola. Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial, v. 10, n. 2, p. 159-172, jul./dez 2023. DOI: https://doi.org/10.36311/2358-8845.2023.v10n2.p159-172. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/article/view/14548. Acesso em: 11 nov. 2023.

FIGUEIREDO, R. V. A formação de professores para a inclusão dos alunos no espaço pedagógico da diversidade. In: MANTOAN, M. T. E. (org.) O desafio das diferenças na escola. 4. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.

IFFLUMINENSE. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense. Conselho Superior. Resolução nº 20 de 19 de junho de 2015. Regulamentação da Atividade Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense. Campos dos Goytacazes: Conselho Superior, 2015. Disponível em: https://portal1.iff.edu.br/ensino/legislacao-e-regulamentacoes/resolucao-n-o-20-de-19-de-junho-de-2015. Acesso em: 1 set. 2023.

IFFLUMINENSE. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense. Conselho Superior. Resolução nº 24, de 19 de maio de 2021. Aprova o Programa de Apoio à Formação Continuada dos Servidores do Instituto Federal Fluminense. Campos dos Goytacazes: Conselho Superior, 2021. Disponível em: https://cdd.iff.edu.br/documentos/resolucoes/2021/resolucao-23. Acesso em: 10 jul. 2022.

IFFLUMINENSE. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense. Conselho Superior. Resolução nº 33, de 15 de outubro de 2018. Programa de Acessibilidade Educacional do Instituto Federal Fluminense. Campos dos Goytacazes: Conselho Superior, 2018. Disponível em: https://portal1.iff.edu.br/nossos-campi/marica/painel-do-estudante/nucleo-de-atendimento-as-pessoas-com-necessidades-educacionais-especificas-napnee/resolucao-iff-reitoria-33-2018_programa-de-acessibilidade-educacional-do-instituto-federal.pdf/@@download/file/Resolu%C3%A7%C3%A3o%20IFF-Reitoria%2033-2018_Programa%20de%20Acessibilidade%20Educacional%20do%20Instituto%20Federal.pdf. Acesso em: 5 set. 2023.

IFFLUMINENSE. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense. Moodle: Plataforma de Educação a Distância do IFFluminense. Disponível em: https://ead2.iff.edu.br. Acesso em: 5 jan. 2023.

IFFLUMINENSE. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense. Portal do IFFluminense. Disponível em: https://portal1.iff.edu.br/. Acesso em: 10 jul. 2022.

PEREIRA, G. A. N. R. Formação docente na perspectiva inclusiva: um estudo de caso no IF SUDESTE MG – campus Rio Pomba. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica) – IF Sudeste MG, Rio Pomba, 2020. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=9149200. Acesso em: 1 set. 2023.

ROLDI, A. P. D. P.; PEREIRA NETO, E.; GUIMARÃES, D. N. Formação docente em perspectiva inclusiva: retrocessos, lacunas e distanciamentos no contexto brasileiro. Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial, v. 10, n. 2, p. 173-188, jul./dez. 2023. DOI: https://doi.org/10.36311/2358-8845.2023.v10n2.p173-188. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/article/view/14892. Acesso em: 11 dez. 2023.

SARTORETTO, M. L. Inclusão: teoria e prática. In: MANTOAN, M. T. E. (org.). O desafio das diferenças na escola. 4. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.

SILVEIRA, D. T.; CÓRDOVA, F. P. A pesquisa científica. In: GERHARDT, T. E.; SILVEIRA, D. T. (org.); coordenado pela Universidade Aberta do Brasil – UAB/UFRGS e pelo Curso de Graduação Tecnológica – Planejamento e Gestão para o Desenvolvimento Rural da SEAD/UFRGS. Métodos de pesquisa. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009. p. 31-42. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/52806. Acesso em: 1 set. 2023.

TEIXEIRA, A. M. M.; VIANNA, M. M. Formação docente num contexto de inclusão escolar: “alteridade: eu no lugar do outro”. Revista Multidisciplinar de Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (Cap-UERJ), v. 9, n. 20, jan./abr. 2020. DOI: https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2020.46091. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/e-mosaicos/article/view/46091. Acesso em: 2 set. 2023.

UCHÔA, M. M. R.; CHACON, J. A. V. Educação Inclusiva e Educação Especial na perspectiva inclusiva: repensando uma Educação Outra. Revista Educação Especial, Santa Maria, v. 35, 2022. DOI: https://doi.org/10.5902/1984686X69277. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/69277. Acesso em: 11 dez. 2023.

Publicado

11-01-2024

Número

Sección

Artículos Originales

Cómo citar

KORT-KAMP, Thauana Gomes; AZEVEDO , Breno Fabrício Terra. Formación continuado docente desde la perspectiva de la educación inclusiva. Revista Vértices, [S. l.], v. 25, n. 3, p. e25321085, 2024. DOI: 10.19180/1809-2667.v25n32023.21085. Disponível em: https://editoraessentia.iff.edu.br/index.php/vertices/article/view/21085.. Acesso em: 21 nov. 2024.