Aplicação de uma sequência didática com história em quadrinhos para o desenvolvimento de competências socioemocionais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19180/1809-2667.v26n12024.21858

Palavras-chave:

cursos técnicos, competências socioemocionais, tecnologia educacional, história em quadrinhos

Resumo

O presente artigo visa mostrar os resultados da aplicação de uma sequência didática (SD) que buscou analisar como a utilização de tecnologia educacional e do gênero textual histórias em quadrinhos pode contribuir no desenvolvimento de competências socioemocionais exigidas pelo mercado de trabalho. A da SD contemplou oficinas que visavam à compreensão do gênero textual história em quadrinhos (HQ) e a produção de uma revista on-line com vistas ao desenvolvimento de competências socioemocionais. Trata-se de uma pesquisa de abordagem metodológica qualitativa, de caráter exploratório, caracterizada como uma pesquisa-ação. Os resultados da análise evidenciaram a relevância da tecnologia educacional como recurso pedagógico; o potencial pedagógico das histórias em quadrinhos; e como as oficinas realizadas para a produção da revista on-line possibilitaram o desenvolvimento de competências socioemocionais. A pesquisa oportunizou aos alunos o desenvolvimento das competências socioemocionais, contribuindo assim com os estudos da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) brasileira.

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Biografia do Autor

  • Geiza Lessa Sobral da Conceição, Rede Municipal de Educação de Aracaju/SE
    Mestra em Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal Fluminense (2023). Professora concursada da Rede Estadual de Ensino de Sergipe e da Rede Municipal de Educação de Aracaju/SE – Brasil. E-mail: geizasobral1974@gmail.com.
  • Breno Fabrício Terra Azevedo, Instituto Federal Fluminense
    Doutor em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professor do Mestrado Profissional em Ensino e suas Tecnologias (MPET), Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) e Engenharia de Computação no Instituto Federal em Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFFluminense) – Campos dos Goytacazes/RJ – Brasil. E-mail: brenoter@gmail.com.  
  • Adelson Siqueira Carvalho, Instituto Federal Fluminense
    Doutor em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professor no curso de Engenharia de Controle e Automação, Mestrado Profissional em Ensino e suas Tecnologias (MPET) e Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) do Instituto Federal em Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFFluminense) – Campos dos Goytacazes/RJ – Brasil. E-mail: adelsonsc@gmail.com.

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Publicado

27-08-2024

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

CONCEIÇÃO, Geiza Lessa Sobral da; AZEVEDO, Breno Fabrício Terra; CARVALHO, Adelson Siqueira. Aplicação de uma sequência didática com história em quadrinhos para o desenvolvimento de competências socioemocionais. Revista Vértices, [S. l.], v. 26, n. 1, p. e26121858, 2024. DOI: 10.19180/1809-2667.v26n12024.21858. Disponível em: https://editoraessentia.iff.edu.br/index.php/vertices/article/view/21858.. Acesso em: 5 nov. 2024.

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