Aplicação de uma sequência didática com história em quadrinhos para o desenvolvimento de competências socioemocionais
DOI:
https://doi.org/10.19180/1809-2667.v26n12024.21858Palavras-chave:
cursos técnicos, competências socioemocionais, tecnologia educacional, história em quadrinhosResumo
O presente artigo visa mostrar os resultados da aplicação de uma sequência didática (SD) que buscou analisar como a utilização de tecnologia educacional e do gênero textual histórias em quadrinhos pode contribuir no desenvolvimento de competências socioemocionais exigidas pelo mercado de trabalho. A da SD contemplou oficinas que visavam à compreensão do gênero textual história em quadrinhos (HQ) e a produção de uma revista on-line com vistas ao desenvolvimento de competências socioemocionais. Trata-se de uma pesquisa de abordagem metodológica qualitativa, de caráter exploratório, caracterizada como uma pesquisa-ação. Os resultados da análise evidenciaram a relevância da tecnologia educacional como recurso pedagógico; o potencial pedagógico das histórias em quadrinhos; e como as oficinas realizadas para a produção da revista on-line possibilitaram o desenvolvimento de competências socioemocionais. A pesquisa oportunizou aos alunos o desenvolvimento das competências socioemocionais, contribuindo assim com os estudos da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) brasileira.Downloads
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