A utilização de fotografias e mapas conceituais no processo de aprendizagem significativa dos recursos hídricos
DOI:
https://doi.org/10.19180/1809-2667.v22n22020p321-335Palavras-chave:
Recursos hídricos, Fotografia, Interdisciplinaridade, Aprendizagem significativa, Mapas conceituaisResumo
O presente artigo apresenta a aplicação de uma sequência didática em duas escolas de Ensino Fundamental II dos municípios de Itaperuna e Porciúncula, ambas no estado do Rio de Janeiro, com alunos do 9º ano de escolaridade. Foi abordado o tema recursos hídricos, utilizando a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Problemas e a integração das disciplinas de Arte e Ciências fundamentada na Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel. O trabalho tem como objetivo sensibilizar os alunos sobre a importância dos recursos hídricos utilizando a linguagem fotográfica. Para identificar os subsunçores, realizou-se um levantamento através de brainstorming, seguido de atividades com textos, vídeos e debates. A seguir, foram registradas as fotografias e elaborados os mapas conceituais, culminando em uma exposição para a comunidade escolar.Downloads
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Copyright (c) 2020 Renata Ezequiél da Rocha, Marizângela Faustino França, Breno Fabrício Terra Azevedo
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