A utilização de fotografias e mapas conceituais no processo de aprendizagem significativa dos recursos hídricos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19180/1809-2667.v22n22020p321-335

Palavras-chave:

Recursos hídricos, Fotografia, Interdisciplinaridade, Aprendizagem significativa, Mapas conceituais

Resumo

O presente artigo apresenta a aplicação de uma sequência didática em duas escolas de Ensino Fundamental II dos municípios de Itaperuna e Porciúncula, ambas no estado do Rio de Janeiro, com alunos do 9º ano de escolaridade. Foi abordado o tema recursos hídricos, utilizando a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Problemas e a integração das disciplinas de Arte e Ciências fundamentada na Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel. O trabalho tem como objetivo sensibilizar os alunos sobre a importância dos recursos hídricos utilizando a linguagem fotográfica. Para identificar os subsunçores, realizou-se um levantamento através de brainstorming, seguido de atividades com textos, vídeos e debates. A seguir, foram registradas as fotografias e elaborados os mapas conceituais, culminando em uma exposição para a comunidade escolar.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Renata Ezequiél da Rocha, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense, Campos dos Goytacazes/RJ
    Professora de Ciências da Rede Municipal de Itaperuna/RJ. Mestranda no Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense ‒ Campos dos Goytacazes/RJ ‒ Brasil. E-mail: rerocha18@yahoo.com.br.
  • Marizângela Faustino França, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense, Campos dos Goytacazes/RJ
    Professora de História na Rede Estadual de Ensino do Rio de Janeiro e na Rede Municipal de Porciúncula/RJ. Mestranda no Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense ‒ Campos dos Goytacazes/RJ ‒ Brasil. E-mail: mafafra@yahoo.com.br.
  • Breno Fabrício Terra Azevedo, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense, Campos dos Goytacazes/RJ
    Doutor em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2011). Professor do Mestrado Profissional em Ensino e suas Tecnologias, Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica e Engenharia de Computação no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense ‒ Campos dos Goytacazes/RJ ‒ Brasil. E-mail: brenoter@gmail.com.

Publicado

30-07-2020

Edição

Seção

Dossiê Temático: "Tecnologias Digitais na Educação: estratégias inovadoras"

Como Citar

A utilização de fotografias e mapas conceituais no processo de aprendizagem significativa dos recursos hídricos. Revista Vértices, [S. l.], v. 22, n. 2, p. 321–335, 2020. DOI: 10.19180/1809-2667.v22n22020p321-335. Disponível em: https://editoraessentia.iff.edu.br/index.php/vertices/article/view/15395.. Acesso em: 30 abr. 2024.