Internacionalização na educação: análise reflexiva do Projeto de Extensão “Ciência na Fronteira”: expandindo os limites do conhecimento
DOI:
https://doi.org/10.19180/1809-2667.v27n12025.23503Palavras-chave:
projeto de extensão, Ciência na fronteira, internacionalização, interdisciplinaridadeResumo
Este artigo apresenta uma análise reflexiva da experiência vivenciada no projeto de extensão “Ciência na Fronteira” (Soja et al., 2023), com o objetivo de discutir suas contribuições para a promoção de práticas interdisciplinares e para o fortalecimento da internacionalização na educação. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa a fim de identificar elementos estruturantes da proposta pedagógica do projeto que evidenciam sua potência formativa. A reflexão desenvolvida evidencia que iniciativas de projetos de extensão articuladas à interdisciplinaridade não apenas favorecem a integração entre ensino, pesquisa e extensão, como também ampliam as possibilidades de internacionalização da educação, ao promoverem o diálogo entre diferentes culturas, saberes e territórios. Com isso, reforça-se a relevância da extensão universitária como instrumento de transformação social e de formação cidadã.Downloads
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