Metodologia Think-Pair-Share aliada ao uso de um simulador on-line: contribuições e desafios para o estudo de Eletrônica Analógica no Ensino Técnico
DOI:
https://doi.org/10.19180/1809-2667.v22n22020p241-260Palavras-chave:
Metodologias Ativas, Think-Pair-Share, SimuladorResumo
No contexto educacional, metodologias ativas são diretrizes que orientam ações pedagógicas nas quais o aluno é o protagonista do seu processo de aprendizagem. Este artigo tem como objetivo apresentar a análise de contribuições e de desafios da utilização da metodologia ativa Think-Pair-Share, apoiada no uso de um simulador on-line, para o processo de ensino e aprendizagem de retificadores, em aulas de Eletrônica Analógica de um curso técnico em Automação Industrial. A pesquisa foi qualitativa, do tipo intervenção pedagógica. Os dados, coletados por pré-teste e pós-teste, observação durante a aplicação de uma sequência didática e questionário, mostraram que a proposta trouxe contribuições significativas para o processo de ensino e aprendizagem, embora tenha ocorrido certa resistência em termos de posturas mais participativas.Downloads
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