Uso pedagógico de celulares: pesquisa e desenvolvimento de recursos
DOI:
https://doi.org/10.5935/1809-2667.20110026Palavras-chave:
Mobile Learning, Celulares, MLE-Moodle, MyMLE, Mobile StudyResumo
Mobile learning (m-learning) é a área de pesquisa que investiga como a utilização de dispositivos móveis pode contribuir para a aprendizagem. Em particular, considera-se que os celulares, pela popularização e avanços tecnológicos relacionados, podem colaborar para esse fim. Nesse contexto, este artigo visa apresentar e analisar ferramentas para desenvolvimento de recursos pedagógicos para celulares. Para tanto, após a abordagem de alguns aspectos relacionados à m-learning, são descritas e analisadas ferramentas do MLE-Moodle, um plugin que estende, para celulares, as funcionalidades do ambiente virtual Moodle. Além disso, são apresentadas as ferramentas MyMLE e Mobile Study, que possibilitam criar materiais para celular.Downloads
Referências
BATISTA, S. C. F.; BEHAR, P. A. M-learning e Matemática: mapeando recursos e modalidades educacionais. Revista Novas Tecnologias na Educação (RENOTE), v. 7, n. 3, p. 1-11, dez. 2009.
CARVALHO, J.; CARRIL, I.; DIAS, A.; ISPÁN, Z.; JACK, J.; KEEGAN, D.; KISMIHÓK, G.; MILEVA, N.; PAULSEN, M. F.; REKKEDAL, T.; SIMPSON, B. The Role of Mobile Learning in Europe Today. 2008. Disponível em: <http://www.exact.ie/ebook/mobilelearning/>. Acesso em: 15 jan. 2011.
DIAS, A.; KEEGAN, D.; KISMIHOK, G.; MILEVA, N.; REKKEDAL, T. Achievements of Mobile Learning Today. 2008a. Disponível em: <http://www.exact.ie/ebook/achievements/>. Acesso em: 15 jan. 2010.
DIAS, A.; CARVALHO, J.; KEEGAN, D.; KISMIHOK, G.; MILEVA, N.; NIX, J.; REKKEDAL, T. Introdução ao Mobile Learning. 2008b. Disponível em: <http://www.ericsson.com/ericsson/corpinfo/programs/the_role_of_mobile_learning_in_european_education/products/wp/socrates_wp1_portuguese.pdf >. Acesso em: 15 jan. 2010.
MLE-MOODLE. MLE-Moodle. 2009. Disponível em: <http://mle.sourceforge.net/mlemoodle/index.php?lang=en>. Acesso em: 4 mar. 2011.
MOODLE. Background - Moodle Docs. 2009. Disponível em: <http://docs.moodle.org/en/Background>. Acesso em: 19 mar. 2011.
SÁ, M.; CARRIÇO, L. Supporting End-User Development of Personalized Mobile Learning Tools. In: JACKO, J. A (Ed.). Human-Computer Interaction, part IV, HCII. Berlin/Heidelberg, Germany: Springer, LNCS, v. 5613, p. 217-225, 2009. doi: 10.1007/978-3-642-02583-9_25
SACCOL, A. Z.; SCHLEMMER, E; BARBOSA, J. L. V.; REINHARD, N.; SARMENTO, C. M-Learning ou Aprendizagem com Mobilidade: um estudo exploratório sobre sua utilização no Brasil. In: ENCONTRO NACIONAL DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO - ENANPAD, 32., 2007, Rio de Janeiro, RJ. Anais ... Rio de Janeiro, RJ: ANPAD, 2007. p. 1-16.
SHARPLES, M; ARNEDILLO SÁNCHEZ, I; MILRAD, M; VAVOULA, G. Mobile Learning: small devices, big issues. In: BALACHEFF, N.; LUDVIGSEN, S.; JONG, T.; LAZONDER, A.; BARNES, S. (Ed.). Technology-Enhanced Learning: principles and products. Netherlands: Springer, 2009. p. 233-249. doi: http://dx.doi.org/10.1007/978-1-4020-9827-7
SOUZA, E. M-learning no Processo Educativo. In: BARROS, D. M. V.; NEVES, C.; SEABRA, F.; MOREIRA, J. A.; HENRIQUES, S. (Org.). Educação e Tecnologias: reflexão, inovação e práticas. Lisboa, Portugal. 2011. p. 426 – 431. eBook. Disponível em: <http://livroeducacaoetecnologias.blogspot.com/>. Acesso em: 18 abr. 2011.
TESORIERO, R.; FARDOUN, H.; GALLUD, J.; LOZANO, M.; PENICHET, V. Interactive learning panels. In: Jacko, J. A. (Ed.). Human-Computer Interaction, part IV, HCII. Berlin/Heidelberg, Germany: Springer, LNCS, v. 5613, p. 236-245, 2009. doi: 10.1007/978-3-642-02583-9_27
TRAXLER, J. Current State of Mobile Learning. In: ALLY, M. (Ed.). Mobile learning: transforming the delivery of education and training. Canada: AU Press, 2009. p. 9-24. eBook. Disponível em: <http://www.aupress.ca/books/120155/ebook/99Z_Mohamed_Ally_2009-MobileLearning.pdf>. Acesso em: 7 mar. 2011.
Downloads
Edição
Seção
Licença
Os autores do manuscrito submetido à revista Vértices, representados aqui pelo autor correspondente, concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem sem ônus financeiro à revista Vértices o direito de primeira publicação.
Simultaneamente o trabalho está licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite copiar e redistribuir os trabalhos por qualquer meio ou formato, e também para, tendo como base o seu conteúdo, reutilizar, transformar ou criar, com propósitos legais, até comerciais, desde que citada a fonte.
Os autores não receberão nenhuma retribuição material pelo manuscrito e a Essentia Editora irá disponibilizá-lo on-line no modo Open Access, mediante sistema próprio ou de outros bancos de dados.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada na revista Vértices (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
Os autores têm permissão e são estimulados a divulgar e distribuir seu trabalho online na versão final (posprint) publicada pela revista Vértices em diferentes fontes de informação (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer tempo posterior à primeira publicação do artigo.
A Essentia Editora poderá efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, contando com a anuência final dos autores.
As opiniões emitidas no manuscrito são de exclusiva responsabilidade do(s) autor(es).