Ensino de Radioatividade: utilização de vídeos como ferramentas pedagógicas
DOI:
https://doi.org/10.19180/1809-2667.v17n215-06Palavras-chave:
Vídeos, Radioatividade, Ensino de QuímicaResumo
Este artigo tem como objetivo apresentar uma proposta pedagógica de utilização do vídeo no contexto do ensino de Radioatividade, em aulas de Química. Este tema requer meios que o facilitem, por não ser acessível à realização de experimentos e, além disso, demandar cuidados, pois é, geralmente, visto somente de forma negativa pela sociedade. Nessa perspectiva, foi promovida uma pesquisa que visou propor uma estratégia pedagógica na qual se utilizam vídeos contextualizados para introduzir aulas sobre Radioatividade. O presente artigo tem por objetivo descrever a estratégia proposta e os resultados encontrados na experimentação da mesma. Para tanto, inicialmente, são abordados aspectos da Aprendizagem Significativa, fundamentação teórica da pesquisa e, a seguir, discute-se o uso educacional de vídeos. Apresenta-se, então, a estratégia pedagógica e descrevem-se os procedimentos metodológicos adotados na experimentação, que envolveu um estudo de caso com alunos do Ensino Médio de uma escola pública. Finalizando, os dados coletados são analisados. Os mesmos mostraram boa compreensão das aplicações da Radioatividade e uma avaliação positiva da estratégia proposta, sinalizando que os vídeos podem ser importantes recursos para o processo de ensino e aprendizagem desse tema.Downloads
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