QR code: uma proposta pedagógica na formação dos professores de Educação Física

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19180/1809-2667.v22n22020p261-272

Palavras-chave:

Tecnologias digitais, Educação Física escolar, QR code, Formação docente

Resumo

As tecnologias digitais estão cada vez mais presentes no cotidiano das pessoas e têm impulsionado o surgimento de novas práticas docentes. Diante disso, este estudo teve como objetivo apresentar as possibilidades pedagógicas do Quick Response Codes por meio de uma experiência ocorrida durante a realização de um minicurso semipresencial no qual foi adotada como estratégia pedagógica uma gincana denominada GymCode. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa com 15 alunos da segunda metade do Curso de Licenciatura em Educação Física de uma Instituição de Ensino. Os dados coletados por meio do questionário respondido pelos participantes foram analisados à luz do referencial teórico. Sendo assim, constatou-se que a tecnologia QR code pode ser utilizada por professores como recurso pedagógico na mediação do conhecimento discente. Espera-se que este estudo traga contribuições e provoque reflexões quanto à utilização das tecnologias digitais no processo de ensino e aprendizagem.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Fernanda Soares Luz, Instituto Federal Fluminense Campus Campos Centro, Campos dos Goytacazes/RJ
    Professora de Espanhol no Instituto Federal Fluminense Campus Campos Centro. Mestranda no Mestrado Profissional em Ensino e suas Tecnologias (MPET) do Instituto Federal Fluminense Campus Campos Centro - Campos dos Goytacazes/RJ - Brasil. E-mail: fernandasluz@gmail.com.
  • Elizabeth Freitas Barreto da Silva Paes, Instituto Federal Fluminense Campus Campos Centro, Campos dos Goytacazes/RJ
    Técnica em Assuntos Educacionais no Instituto Federal Fluminense. Mestranda no Mestrado Profissional em Ensino e suas Tecnologias (MPET) do Instituto Federal Fluminense Campus Campos Centro - Campos dos Goytacazes/RJ - Brasil. E-mail: epaes@iff.edu.br.
  • Valéria Nascimento Moreira, Instituto Federal Fluminense Campus Campos Centro, Campos dos Goytacazes/RJ
    Professora da Escola Municipal Dr. Luiz Sobral e assistente social do Instituto Estadual de Cardiologia Aloysio de Castro. Mestranda no Mestrado Profissional em Ensino e suas Tecnologias (MPET) do Instituto Federal Fluminense Campus Campos Centro - Campos dos Goytacazes/RJ - Brasil. E-mail: vnmoreira.vm@gmail.com.
  • Tatiana Ribeiro Fernandes, Instituto Federal Fluminense Campus Campos Centro, Campos dos Goytacazes/RJ
    Professora I de Ciências Naturais na Prefeitura Municipal de Campos dos Goitacazes e na Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro (FAETEC). Mestranda no Mestrado Profissional em Ensino e suas Tecnologias (MPET) do Instituto Federal Fluminense Campus Campos Centro - Campos dos Goytacazes/RJ - Brasil. E-mail: tatianarfernandes73@gmail.com.
  • Ingrid Ribeiro da Gama Rangel, Instituto Federal Fluminense Campus Campos Centro, Campos dos Goytacazes/RJ
    Doutora e Mestra em Cognição e Linguagem (UENF). Professora atuante no Mestrado Profissional em Ensino e suas Tecnologias (MPET) do Instituto Federal Fluminense Campus Campos Centro - Campos dos Goytacazes/RJ - Brasil. E-mail: iribeiro@iff.edu.br.

Publicado

30-07-2020

Edição

Seção

Dossiê Temático: "Tecnologias Digitais na Educação: estratégias inovadoras"

Como Citar

QR code: uma proposta pedagógica na formação dos professores de Educação Física. Revista Vértices, [S. l.], v. 22, n. 2, p. 261–272, 2020. DOI: 10.19180/1809-2667.v22n22020p261-272. Disponível em: https://editoraessentia.iff.edu.br/index.php/vertices/article/view/15399.. Acesso em: 25 abr. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)